SP alerta população sobre o perigo das queimaduras



Maior perigo está dentro casa, nos acidentes domésticos; saiba o que fazer em uma emergência

Uma pessoa morre a cada três dias no Estado em decorrência de queimaduras. A informação é da Secretaria de Saúde. O maior risco está em casa, no manuseio de churrasqueiras, fogão, velas, fogueiras, fogos de artifício e até cigarros.

Segundo o supervisor médico do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau) da Secretaria, Gustavo Feriani, as queimaduras das vias respiratórias são as mais graves, com taxa de mortalidade 20% maior em comparação com os acidentes de pele. “A pessoa junta folha seca ou lixo no terreno de casa e ateia fogo com álcool. Isso gera uma chama descontrolada, que acaba em queimadura”, alertou Feriani. A fumaça quente provocada pela queima do carvão ou de materiais como o plástico pode queimar as vias respiratórias.

Em 2011 foram registradas 2,2 mil internações por queimadura. Desse total, 120 pessoas morreram. As internações custaram R$ 6 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS) paulista, e os homens estão entre as maiores vítimas.

O que fazer


A primeira orientação é não passar nada sobre a pele ou recorrer a soluções caseiras, como aplicar pasta de dente ou pó de café. Também não se recomenda estourar as bolhas. “Lave o local com água corrente limpa e fria. Isso diminui a dor e impede que a queimadura se estenda”, recomendou Feriani. Depois, use um pano limpo para aquecer a região e procure um serviço médico imediatamente.

Feriani ensina a identificar os níveis de queimaduras. A de primeiro grau é a solar, quando a pele fica vermelha, inchada e dolorida. Na de segundo grau, há formação de bolhas, que depois deixam a pele com aspecto descascado, e a vítima sente muita dor. Mais profundas, as queimaduras de terceiro grau danificam toda a camada da pele. Como atingem as terminações nervosas, são menos doloridas.

Do Portal do Governo do Estado



03/26/2012


Artigos Relacionados


OMS alerta sobre perigo das superbactérias no Dia Mundial da Saúde

Alerta sobre perigo das drogas poderá ser veiculado na internet

Polícia Ambiental alerta estudantes sobre perigo de soltar balões

Augusto Botelho alerta sobre perigo para a soberania do país

Defesa Civil de Campos alerta sobre perigo de contaminação em Três Vendas

Crivella alerta para o perigo das drogas