SP oferece ensino superior virtual para professores
Univesp deverá iniciar cursos para educadores a partir do segundo semestre
Cursos de formação superior em ambiente virtual e gratuitos para professores estão em fase final de desenvolvimento. Além de recursos de mídias digitais e eletrônicas, os professores-alunos terão acesso a um canal digital da TV Cultura, que transmitirá os conteúdos pedagógicos 24 horas por dia para todo o Estado de São Paulo. Embora boa parte do conteúdo seja virtual, haverá aulas presenciais em pólos instalados nas universidades paulistas (USP, Unesp e Unicamp) que terão salas de aulas (equipadas com aparelho de TV e de DVD, computador com impressora e linha telefônica), bibliotecas e laboratórios.
Poderão participar do aprendizado mestres que lecionam na rede pública e na rede privada de ensino de São Paulo. Ao todo são três módulos. O primeiro será destinado à formação pedagógica dos professores que lecionam nos ensino infantil e fundamental. No seguinte, serão oferecidos cursos de licenciatura em Ciências (Matemática, Física, Química, Biologia e Língua Portuguesa). Nessas disciplinas há carência de professor. O último oferecerá cursos lato sensu, pós-graduação, educação continuada, treinamento e capacitação para professores e gestores do serviço público.
Os professores terão de passar por seleção, já que o critério é por mérito, para conquistar uma vaga na chamada Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). A previsão é que o primeiro módulo comece a funcionar a partir do segundo semestre. A Univesp é uma unificação de experiências das três universidades paulistas. Por exemplo, o Programa de Educação Continuada (da USP) e o Pedagogia Cidadã (da Unesp).
Especialistas das três universidades paulistas estão elaborando a proposta pedagógica e definindo as diretrizes numa ação cooperada sob a orientação da Secretaria de Estado de Ensino Superior, responsável pela iniciativa. A universidade virtual tem ainda a participação da Fundação Padre Anchieta, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação do Desenvolvimento Administrativo Paulista (Fundap).
Vagas e diplomas – Por enquanto não há definição de quantidade de vagas, quem serão os professores (tutores, monitores) que darão aula, quantos pólos serão instalados, quem fornecerá o diploma. Está definido que o primeiro curso será de pedagogia, oferecido aos professores de ensino infantil e fundamental. Isso porque é nesse período escolar que há maior número de educadores sem qualificação superior. Calcula-se que haja 35 mil mestres nessa condição, na rede pública.
Como a Univesp amplia a oferta de vaga, espera-se que professores nessa situação tenham a oportunidade de fazer curso superior, já que é gratuito e elaborado para o aluno acompanhar a quase totalidade das aulas em ambientes virtuais. Com isso, a expectativa da Secretaria de Ensino Superior é resolver duas questões: aumentar as vagas em universidades públicas e diminuir a quantidade de professores não-diplomados.
Os ambientes virtuais de aprendizagem disponibilizarão materiais educacionais (textos, artigos, vídeos, animações, simulações, material didático, entre outros). Também vão oferecer outros recursos como transmissão on-line de vídeo-aulas, bate-papo (chats) entre alunos, fóruns virtuais, teleconferências com tutores e com professores. O professor-aluno receberá ainda acompanhamento telefônico gratuito (0800) e do site do programa na Internet e por correio.
Formação da Rede Pública Paulista
Professores do ciclo inicial do ensino fundamental
Total professores 104.903
Estadual 39.409
Municipal 65.494Total professor formação nível superior 95.356
Estadual 36.207
Municipal 59.149
Docentes que lecionam em creche
Total professores 12.869
Estadual 181
Municipal 12.688Total professor formação nível superior 4.813
Estadual 44
Municipal 4.769
Docentes que dão aula na pré-escola
Total professores 44.516
Estadual 168
Municipal 44.348Total professor formação nível superior 33.389
Estadual 51
Municipal 33.338
Da Agência Imprensa Oficial
05/30/2008
Artigos Relacionados
Cristovam sugere salários equivalentes para professores de ensino básico e superior com mesma formação
Aluno prejudicado por greve de professores poderá efetuar matrícula no ensino superior
Serviço: Unicamp oferece oficina sobre as provas do vestibular para professores do ensino médio
Instituições privadas de ensino superior querem que MEC priorize ensino fundamental
Biblioteca Virtual oferece material de pesquisa para estudantes
Biblioteca Virtual oferece dicas para promover o trabalho voluntário