SP terá especialistas em pesquisa de órgãos para transplante



150 médicos de grandes hospitais serão treinados gratuitamente a partir deste mês

A Secretaria de Estado da Saúde começa neste mês programa de qualificação para formar especialistas em pesquisar, identificar e notificar potenciais doadores de órgãos e tecidos.

O objetivo é ampliar o número de transplantes no Estado, diminuindo o tempo de espera a partir do aprimoramento da captação. Cerca de 150 médicos de hospitais públicos e privados participarão do curso, que será ministrado grátis  pela Central de Transplantes da Secretaria.

O primeiro curso intensivo será realizado entre os dias 27 e 29. Desde 2006, outros 300 profissionais de saúde concluíram a especialização. O treinamento, prático e teórico, diagnóstico de morte encefálica, manutenção de doadores, contra-indicações clínicas à doação de órgãos e tecidos, legislação, ética e dinâmica do processo doação-transplante.

Os médicos também serão treinados para a realização da chamada entrevista familiar, considerada fundamental para a viabilização do transplante, uma vez que somente os familiares de um paciente com morte encefálica podem autorizar ou não a retirada dos órgãos para a doação.

As aulas são ministradas em ambiente que reproduz um leito de UTI e a ante-sala de espera de um hospital.“É um trabalho para disseminar a cultura da doação de órgãos, fornecendo conhecimento técnico aos profissionais que atuam em UTIs e grandes emergências e auxiliando para ampliar a identificação de potenciais doadores no Estado”, afirma o coordenador da Central de Transplantes, Luiz Augusto Pereira.

Entre janeiro e maio, foram realizados 514 transplantes de órgãos em São Paulo, 19,3% a mais do que os 431 registrados no mesmo período de 2007, segundo balanço da Secretaria. Os transplantes de córneas cresceram 19,7%, passando de 1.914 cirurgias nos cinco primeiros meses do ano passado para 2.290 neste ano.

As inscrições para o treinamento podem ser feitas gratuitamente até o dia 23 de junho pelo site www.saude.sp.gov.br.

Da Secretaria da Saúde



06/09/2008


Artigos Relacionados


Procura de órgãos para transplante será centralizada

NO DIA DE COSME E DAMIÃO, ALCÂNTARA DEFENDE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTE

Osmar Dias apresenta projeto para melhorar a captação de órgãos para transplante

Transplante de órgãos será tema de audiência da CAS

Saúde: Comissão debate transplante de órgãos no HSPE

Transplante de órgãos em São Paulo dobra em três anos