Suassuna acredita que Israel quer paz com os árabes
Ao fazer um relato sobre a visita que fez a Israel na companhia do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e de representantes de outros 26 países da América Latina para conhecer o processo de paz que está sendo negociado entre palestinos e judeus, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) expressou nesta quarta-feira (30) sua sensação de que os israelenses estão dispostos a pagar um preço alto pelo fim da guerra. Ele disse que o próprio líder do Partido Trabalhista israelense, Shimon Peres, informou que Israel pensa até em concordar em dividir Jerusalém, para que a cidade se torne a capital das nações dos dois povos.
- Em Israel existe uma maior facilidade para o processo de paz prosperar, já que lá existe apenas uma força armada. Entre os palestinos é diferente. O primeiro-ministro Mahmoud Abbas manda em 40% do Exército. Já o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Yasser Arafat, manda em 60%. E ainda existem dois ou três movimentos guerrilheiros, o que dificulta as negociações - analisou Ney Suassuna.
O senador pela Paraíba destacou que a guerra entre palestinos e judeus tem reflexos no mundo inteiro, já que a instabilidade no Oriente Médio provoca aumento no preço do petróleo. Além disso, Suassuna lembrou que, em termos humanitários, é importante para todos os países que a paz se estabeleça. Ele registrou que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou correspondência para Arafat e também para o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, pedindo que seja feito um esforço pelo final da guerra.
Além da preocupação com o processo de paz entre palestinos e judeus, Suassuna falou sobre o avanço tecnológico que viu em Israel. O senador comparou que o país, que possui uma área territorial menor que Sergipe e dispõe de apenas oito universidades, consegue alcançar uma produção científica maior que a brasileira. Ele registrou ainda que o Produto Interno Bruto (PIB) de Israel é o dobro do PIB da Arábia Saudita, o maior produtor de petróleo do mundo.
30/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
SUASSUNA ESPERA QUE ISRAEL ALCANCE CONVIVÊNCIA PACÍFICA COM VIZINHOS
Suassuna acredita que Lula fará muito pelo Nordeste
Suassuna acredita que paz entre palestinos e judeus está próxima
SUASSUNA ACREDITA QUE MUDANÇA DE MENTALIDADE PODE ACABAR COM OPRESSÃO DA MULHER
SATURNINO ACREDITA QUE GOVERNO QUER PRIVATIZAR CEF E BB
SUASSUNA QUER FIM DAS DESIGUALDADES REGIONAIS