SUASSUNA ALERTA PARA A ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Suassuna também manifestou sua preocupação com o chamado Plano Colômbia, por entender que as ações militares contra produtores e traficantes de drogas no país vizinho embutem grave risco à segurança nacional. Ele alertou para o perigo da migração dos cenários da Amazônia colombiana para terras brasileiras fronteiriças desguarnecidas.
É preciso, disse o senador, prover as Forças Armadas de recursos para a defesa territorial e o patrulhamento da fronteira amazônica. "Este é o momento certo para aprovar novas verbas para a modernização e reaparelhamento do Exército, da Aeronáutica e da Marinha, uma vez que o Congresso está discutindo o orçamento para 2001", afirmou.
Suassuna defendeu ainda uma ação estrutural no cenário educacional, para resgatar os valores maiores da cidadania e do nacionalismo. "Temos que educar bem nossos jovens para que tenham interesse e oportunidade de crescer como homens sérios, honestos e preparados para construir um Brasil melhor", alertou.
Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) observou que a taxa de reincidência no crime no Brasil é da ordem de 90%. "Não há bandido novo, por isso é necessário mantê-los na cadeia e implantar programas de recuperação". Para o senador Carlos Bezerra (PMDB-MT), a responsabilidade da violência é da crise social que o país atravessa e da incompetência dos governantes em adotar políticas de segurança pública.
10/10/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valadares alerta para a escalada inflacionária dos alimentos
César Borges alerta para escalada de assassinatos na Bahia
Alvaro Dias alerta para risco de escalada autoritária em novo governo
TUMA PREOCUPA-SE COM ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Brasil condena escalada de violência no Sudão do Sul
Sarney faz alerta contra escalada nuclear