SUASSUNA ALERTA PARA A ESCALADA DA VIOLÊNCIA



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) alertou, nesta terça-feira (dia 10), para a escalada da violência no Brasil. Ele lamentou que o Programa Nacional de Segurança, anunciado pelo governo federal há mais de dois meses, ainda não tenha se materializado com ações como reaparelhamento das polícias, implantação de sistemas justos de remuneração para os policiais e restauração de sua credibilidade perante a sociedade.

Suassuna também manifestou sua preocupação com o chamado Plano Colômbia, por entender que as ações militares contra produtores e traficantes de drogas no país vizinho embutem grave risco à segurança nacional. Ele alertou para o perigo da migração dos cenários da Amazônia colombiana para terras brasileiras fronteiriças desguarnecidas.

É preciso, disse o senador, prover as Forças Armadas de recursos para a defesa territorial e o patrulhamento da fronteira amazônica. "Este é o momento certo para aprovar novas verbas para a modernização e reaparelhamento do Exército, da Aeronáutica e da Marinha, uma vez que o Congresso está discutindo o orçamento para 2001", afirmou.

Suassuna defendeu ainda uma ação estrutural no cenário educacional, para resgatar os valores maiores da cidadania e do nacionalismo. "Temos que educar bem nossos jovens para que tenham interesse e oportunidade de crescer como homens sérios, honestos e preparados para construir um Brasil melhor", alertou.

Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) observou que a taxa de reincidência no crime no Brasil é da ordem de 90%. "Não há bandido novo, por isso é necessário mantê-los na cadeia e implantar programas de recuperação". Para o senador Carlos Bezerra (PMDB-MT), a responsabilidade da violência é da crise social que o país atravessa e da incompetência dos governantes em adotar políticas de segurança pública.

10/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares alerta para a escalada inflacionária dos alimentos

César Borges alerta para escalada de assassinatos na Bahia

Alvaro Dias alerta para risco de escalada autoritária em novo governo

TUMA PREOCUPA-SE COM ESCALADA DA VIOLÊNCIA

Brasil condena escalada de violência no Sudão do Sul

Sarney faz alerta contra escalada nuclear