Suassuna analisa reflexos da crise argentina para o Brasil
Suassuna explicou que as medidas tomadas pelo ministro argentino, Domingo Cavallo, têm provocado tensões no relacionamento comercial dentro do Mercosul. Além disso, continuou, o ministro Cavallo tem visão divergente da posição brasileira em relação ao Mercosul. "O timoneiro da economia argentina tem se revelado um fator de desgaste do Mercosul e, nesse sentido, nos traz preocupações", alertou.
O pacote de medidas destinado a promover a produtividade e o crescimento da economia argentina, recém editado por Cavallo, explicou Suassuna, desvalorizou o peso em 8% para fins de comércio exterior. Segundo o senador, a primeira impressão foi de que "se estava na ante-sala de um derretimento da moeda argentina", pois parecia que a paridade do peso com o dólar seria abandonada, o que levou o real a sofrer desvalorização de quase 30%.Para o senador, a pressão sobre o real não é fruto apenas da crise de energia e da crise argentina, mas a soma das duas com a proximidade das eleições e a perspectiva de que novos grupos políticos alcancem o poder.
- Esses grupos começaram, recentemente, a levar à opinião pública brasileira a mensagem de que, no poder, adotarão políticas econômicas responsáveis. Mas essa mensagem é recente e ainda não penetrou as consciências. Muita gente prefere proteger-se do futuro comprando dólar, num patamar que atinge a irracionalidade e nos traz ameaças - acrescentou.
Suassuna reconheceu que a Argentina é a principal parceira do Brasil no Mercosul e, por isso, deve receber apoio do governo brasileiro, mas recomendou cautela na materialização desse apoio para evitar a adoção de políticas danosas ao mercado de trabalho e ao setor produtivo brasileiros.
10/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suassuna diz que é preciso investir nas exportações para enfrentar efeitos da crise argentina
Rádio Senado debate possíveis reflexos no Brasil da crise na Bolívia
NABOR ANALISA EFEITOS DA ELEIÇÃO ARGENTINA PARA O BRASIL
Suassuna analisa conseqüências da reeleição de Bush para o Brasil
SEM BRASIL E ARGENTINA FORTES, MERCOSUL FRACASSARÁ, PREVÊ SUASSUNA
CRE analisa criação de Dia da Amizade Brasil-Argentina