NABOR ANALISA EFEITOS DA ELEIÇÃO ARGENTINA PARA O BRASIL



O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) lembrou nesta segunda-feira (dia 25) que o futuro do Brasil está vinculado aos destinos da Argentina, ao analisar a eleição presidencial argentina que deu a vitória ao candidato Fernando de La Rúa, ainda no primeiro turno. "A eleição argentina é um fato novo, ainda em processo de consolidação, exigindo, portanto, muita cautela em suas análises. O chamado "efeito Orloff", que prevê a repetição no Brasil de tudo o que ocorre no vizinho platino, tem sido uma constante nos últimos anos. Por isso, devemos estar atentos às primeiras atitudes do novo presidente, pois o que tivemos, até agora, deve ser tratado apenas como manifestação de intenções e promessas de campanha", alertou o senador. .
Nabor Júnior ressaltou a rapidez do presidente Fernando Henrique Cardoso, que foi o primeiro chefe de estado a cumprimentar o novo governante argentino. Segundo o senador, essa presteza demonstra o interesse pela parceria com os vizinhos do Sul, "que têm tido dificuldades em virtude de algumas atitudes assumidas pelo presidente em final de mandato, Carlos Menem, de priorizar as relações de seu país com os Estados Unidos". .
O senador disse que a diplomacia brasileira espera ver concretizados os compromissos assumidos por Fernando de La Rúa, como não prosseguir com a política de alinhamento automático com os Estados Unidos e voltar-se para a integração regional. Para Nabor, tudo o que o novo presidente argentino disser terá o respaldo que lhe conferiu seu povo e, portanto, deverá ser examinado pelo Brasil, levando em conta nossos próprios interesses e projetos.

25/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suassuna analisa reflexos da crise argentina para o Brasil

CRE analisa criação de Dia da Amizade Brasil-Argentina

Suassuna diz que é preciso investir nas exportações para enfrentar efeitos da crise argentina

NABOR PROPÕE AFASTAMENTO DE GOVERNANTES ANTES DA ELEIÇÃO

Suplicy elogia realização de eleição prévia na Argentina

Eduardo Siqueira Campos comemora eleição de Kirchner na Argentina