Expedito Júnior apela à Mesa do Senado em favor de vítimas de Corumbiara



O senador Expedito Júnior (PR-RO) fez um apelo à Mesa do Senado no sentido de interceder junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que receba representantes dos cerca de 50 trabalhadores rurais vítimas do massacre de Corumbiara, em Rondônia, acampados em frente ao Congresso Nacional. Os agricultores reivindicam indenização do governo federal às vítimas do episódio, ocorrido, há 12 anos, no município de Corumbiara, durante ação de reintegração de posse da fazenda Santa Elina.

- Trata-se de um protesto pacífico e de um pleito justo - disse Expedito.

O parlamentar também apelou ao governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, para que autorize a permanência dos posseiros em frente ao prédio do Congresso, enquanto aguardam audiência com o presidente Lula ou com representantes do governo. A intenção de Expedito Júnior é suspender a ordem dada pela Polícia Militar do DF para desocupação da área nesta quinta-feira (23).

Segundo Expedito, o presidente Lula teria assumido o compromisso, durante a campanha presidencial, de resolver o problema da indenização dessas famílias se fosse eleito. As estatísticas oficiais dão conta de 16 mortos no massacre, e ainda há sete pessoas desaparecidas. A ocupação parcial da fazenda Santa Elina por centenas de famílias ocorreu em julho de 1995. Menos de um mês depois, se deu a ação de reintegração de posse, quando se registraram os atos de violência contra os trabalhadores.



23/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Expedito Júnior registra atendimento de reivindicações das vítimas do massacre de Corumbiara

Expedito Júnior pede indenização para vítimas do massacre de Corumbiara

Demóstenes não aceita requerimento de Expedito Júnior e devolve caso à Mesa do Senado

Expedito Júnior apela à Câmara por votação da PEC dos servidores públicos de Rondônia

Suassuna apela em favor das vítimas da seca nordestina

Mesa decide enviar recurso de Expedito Júnior à CCJ