SUASSUNA APÓIA REIVINDICAÇÕES DOS PRODUTORES DE SISAL DA PARAÍBA



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) defendeu hoje (dia 03) a necessidade de o governo federal e o da Paraíba apoiarem a recuperação da lavoura de sisal do estado, que "passa por uma situação de quase calamidade pública". Ele pediu que o presidente Fernando Henrique responda, por meio de ações concretas, às reivindicações que lhe foram dirigidas pelos produtores paraibanos de sisal.

Conforme Suassuna, a Associação dos Produtores de Sisal do Curimataú e do Seridó pediram ao presidente, entre outras medidas, que dê continuidade ao Programa de Difusão e Incentivo à Utilização do Sisal e libere recursos para a melhoria da infra-estrutura da Embrapa e das universidades federais da Paraíba e da Bahia.

Outro pedido dos sisalicultores, de acordo com o senador, diz respeito ao reajuste do preço mínimo fixado pela Conab em valor inferior ao da produção. Dessa forma, a seu ver, os agricultores não sobreviverão por muito mais tempo.

Suassuna entende que as dificuldades vividas pelos produtores de sisal não representam uma questão meramente econômica, mas de relevante importância social, pois envolve 100 mil brasileiros que dependem desta lavoura para garantir sua subsistência. "Os sisalicultores não estão pedindo favores, estão pedindo socorro, só querem poder viver daquilo que sabem e podem fazer", enfatizou.

Em aparte, o senador Humberto Lucena (PMDB-PB) apoiou o discurso de Suassuna, assinalando a necessidade de se somar esforços na busca dos meios que possam solucionar essa situação.

03/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


PALMEIRA APÓIA REIVINDICAÇÕES DE PRODUTORES DE LEITE DE ALAGOAS

Bahia e Paraíba comercializaram mais de 58 ton de sisal em 2010

Leilão apoia a comercialização de 1,9 mil toneladas de sisal

Paim defende reivindicações dos produtores de uva e vinho

Ministro acata reivindicações de produtores de leite

Presidente apóia reivindicações de prefeitos