PALMEIRA APÓIA REIVINDICAÇÕES DE PRODUTORES DE LEITE DE ALAGOAS
O senador Guilherme Palmeira (PFL-AL) destacou hoje (dia 6) o documento final do I Fórum da Bacia Leiteira de Alagoas, ocorrido em dezembro, no qual está contido um diagnóstico dos principais problemas enfrentados pelos produtores locais e suas reivindicações para enfrentar a crise no setor. Ele dirigiu apelo ao presidente da República no sentido de que o governo federal examine os pleitos daqueles produtores para evitar a falência agroindustrial local e o aumento do desemprego.
Palmeira, que participou do encontro no município de Batalha, assinalou que a crise, de acordo com o documento, se deve a causas diversas. O diagnóstico aponta, entre outros problemas, como "variável de maior peso a deterioração dos termos de troca de seus produtos; a desagregação dos fatores produtivos; o obsoletismo tecnológico; o desgaste físico das obras de infra-estrutura; a falta de atividades alternativas complementares; a inexistência de uma política de incentivos fiscais específicos; crédito inadequado; e falta de assistência técnica e extensão rural".
- Paralelamente, no entanto, o documento propõe ações emergenciais, de médio prazo e ações futuras, cabendo destacar, entre as primeiras, a elevação dos preços pagos pelas indústrias aos fornecedores, a implementação da Cooperativa Rural de Produtores de Alagoas, o fortalecimento do sindicato e a alocação de projetos e recursos que possam melhorar as condições da produção leiteira - informou Guilherme Palmeira.
O senador destacou que o documento também registra as medidas favoráveis ao setor leiteiro nacional, tomadas pelo ministro da Agricultura, como a elevação da tarifa de importação de leite de 27% para 33% e a proibição do financiamento da importação por prazo superior a trinta dias.
Guilherme Palmeira acrescentou que a bacia leiteira de Alagoas abrange 19 municípios numa região de 4,9 mil quilômetros, com uma população de 200 mil habitantes, gerando 25 mil empregos diretos relativos às atividades de 2.500 proprietários, entre os quais 2 mil produtores de leite.
06/03/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ministro acata reivindicações de produtores de leite
SUASSUNA APÓIA REIVINDICAÇÕES DOS PRODUTORES DE SISAL DA PARAÍBA
Fátima Cleide apóia paralisação dos produtores de leite de Rondônia
PALMEIRA REPUDIA ASSASSINATOS EM ALAGOAS
PALMEIRA DIZ QUE NÃO DESEJA VER NENHUM ESTADO NA SITUAÇÃO DE ALAGOAS
PALMEIRA ANUNCIA QUE PRESIDENTE INAUGURARÁ OBRAS EM ALAGOAS