Suassuna cobra do governo ações emergenciais para amenizar fome na Paraíba
Ao comentar o perfil divulgado na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre segurança alimentar no Brasil, segundo o qual a Paraíba ocupa a terceira pior posição no ranking nacional, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) cobrou, nesta terça-feira (23), do governo federal, a implantação de políticas sociais emergenciais a fim de amenizar tal situação. Segundo o parlamentar, a pesquisa registrou que 35% da população de seu estado enfrentam insegurança alimentar, sendo que 17,8% passam fome.
O líder do PMDB defendeu ações emergenciais para socorrer as pessoas em situação de insegurança alimentar, em especial na Região Nordeste, por meio de programas como Bolsa-Família, Bolsa-Escola, Programa de Atenção à Pessoa Idosa, Programa de Atenção Integral à Família e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
- Recursos orçamentários para tanto existem, deverão ser alocados do grupo de despesa para essas situações emergenciais. Acaso existe maior calamidade pública do que um estado onde 35% da população sobrevive em condições de insegurança alimentar permanente? Pior que a morte na guerra é a morte silenciosa, anônima e desumana, que ceifa da vida a própria vida - disse.
O líder do PMDB recordou ainda que é objetivo fundamental da República, conforme a Constituição federal, reduzir as desigualdades sociais e regionais, lembrando o filme Central do Brasil, produzido pelo cineasta Walter Salles, o qual revela o contraste nos campos social e econômico entre o Sul próspero e o Nordeste carente do país.
Em aparte, o senador João Tenório (PSDB-AL) classificou como oportuno o discurso de Suassuna, também considerando urgente a adoção pelo governo federal de políticas públicas que visem à diminuição dessas desigualdades.23/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
SUASSUNA ELOGIA AÇÕES DO GOVERNO DA PARAÍBA DE COMBATE À SECA
Renan pede medidas emergenciais para amenizar crise da Parmalat
Suassuna cobra mais investimentos em infra-estrutura na Paraíba
Jucá registra ações emergenciais do governo para socorrer comunidades indígenas em Roraima
SUASSUNA PEDE URGÊNCIA AO GOVERNO NAS MEDIDAS EMERGENCIAIS CONTRA A SECA
Governo amplia ações para desenvolvimento do Vale do Paraíba