Suassuna cobra mais investimentos em infra-estrutura na Paraíba
O líder do PMDB, senador Ney Suassuna (PB), cobrou em Plenário, nesta quarta-feira (17), maiores investimentos do governo federal em infra-estrutura na Paraíba. Citando dados oficiais relativos a aplicação de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), Suassuna reclamou de discriminação contra seu estado, onde, conforme afirmou, foi aplicado menor volume de verbas, em comparação com a Bahia, Pernambuco e Ceará.
Ele argumentou que, entre 1989 e 2004, a Bahia recebeu 25,5% dos recursos do FNE, enquanto Pernambuco ficou com 17,1%, o Ceará com 12,2% e a Paraíba com 6,1%.
- É inadmissível que um estado economicamente promissor, com reiteradas demonstrações de potencialidades extraordinárias, fique à mercê de critérios insondáveis ou incompreensíveis, quando se trata de distribuição de recursos federais- disse.
Em apartes, César Borges (PFL-BA) e Efraim Morais (PFL-PB) parabenizaram Suassuna pela crítica à falta de investimentos federais na Paraíba e no Nordeste. Respondendo a César Borges, Suassuna explicou que as estatísticas apresentadas eram relativas a aplicações per capita, sendo, por isso, irrelevante o tamanho das populações dos estados comparados. Discordando de Efraim quanto à total ausência de investimentos federais na Paraíba, Suassuna destacou a ampliação na região dos programas Bolsa Família e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além da criação de quatro novos campi das universidades federais da Paraíba.
17/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Azeredo cobra investimentos em infra-estrutura
Suassuna defende investimentos em educação e infra-estrutura no segundo mandato de Lula
Kátia Abreu cobra investimentos em infra-estrutura
César Borges cobra aumento dos investimentos em infra-estrutura
Eduardo Azeredo cobra recursos para investimentos em infra-estrutura
Delcidio quer mais investimentos em infra-estrutura