Delcidio quer mais investimentos em infra-estrutura



O senador Delcidio Amaral (PT-MS) defendeu, em pronunciamento nesta quinta-feira (25), mais investimentos em infra-estrutura. Ele sugeriu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o desenvolvimento desse setor seja a marca de seu governo. O parlamentar pediu regras estáveis para a infra-estrutura, como forma de garantir investimentos.

Delcidio considerou auspiciosas as taxas de crescimento da economia, mas alertou que, sem investimentos em infra-estrutura, esse crescimento pode ficar restrito ao aproveitamento da capacidade ociosa acumulada nos últimos anos pelos meios de produção. Afirmou que as parcerias público-privadas, instituídas por projeto em tramitação no Senado, são importantes, "mas não resolverão todos os problemas do país". Para ele, é necessário aproveitar os investimentos diretos do governo federal e também utilizar a lei de concessões, que tem disponibilizado muitos projetos que não precisam de parceria pública, "porque têm retorno e são bons negócios para os investidores".

O parlamentar relacionou inúmeros gargalos no setor de transportes. Citou a rodovia BR-163, no Mato Grosso do Sul, cuja situação qualificou como de "extrema precariedade". Outro exemplo foi a rede de ferrovias Novoeste, para ele "um dos piores exemplos da privatização de ferrovias no Brasil", já que hoje opera apenas alguns trechos de sua malha.

Delcidio afirmou que seu estado tem uma agroindústria pujante, que cresce a taxas de 8% a 9 % ao ano e cuja produtividade tem aumentado bastante, como no caso da soja, que já ultrapassou 60 sacas por hectare. Mas esta força é prejudicada pele precariedade no transporte. Mostrou-se, contudo, esperançoso: afirmou que o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, anunciou a ele investimentos de R$ 6 bilhões em 2005.

O senador também elogiou diversas ações positivas do Congresso, como a aprovação do novo modelo para o setor elétrico, da reforma do Judiciário, da Lei de Falências e da Lei de Biossegurança. Disse esperar que logo a lei do gás venha também a ser discutida. Delcidio ainda desejou que a reforma ministerial a ser feita brevemente garanta uma base consistente no Senado Federal e na Câmara dos Deputados para aprovar projetos importantes no país.

- Não só garantir uma base do governo sólida e consistente, mas também uma administração eficiente para os ministérios e, principalmente, para as estatais, com pessoas empreendedoras e com tradição - afirmou.



25/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi quer mais investimentos em infra-estrutura, educação e tecnologia

Aelton quer investimentos para infra-estrutura

Garibaldi pede mais investimentos em infra-estrutura

Suassuna cobra mais investimentos em infra-estrutura na Paraíba

Álvaro Dias quer priorizar investimentos na infra-estrutura de assentamentos da reforma agrária

Papaléo diz que país precisa de menos impostos e mais investimentos em infra-estrutura