Suassuna critica equipe econômica por ordenar execução de dívidas de agricultores nordestinos



O líder do PMDB no Senado, Ney Suassuna (PB), criticou em Plenário, nesta terça-feira (4), a equipe econômica do governo por ordenar ao Banco do Brasil e ao Banco do Nordeste a execução de dívidas de pequenos agricultores nordestinos. Ele considerou absurda uma diretriz expedida pelo Tesouro Nacional determinado aos dois bancos oficiais a cobrança imediata das dívidas sob pena de incorrerem em multa de 3% sobre o valor total dos débitos, incluindo juros, multase correção monetária.

Suassuna reclamouainda da divulgação pelo Tesouro Nacional de informações sub-avaliadas sobre o número de financiamentos inadimplentes de pequenos agricultores nordestinos junto ao Banco do Brasil e ao Banco do Nordeste. Enquanto o Tesouro Nacional calcula em 70 mil o número de agricultores nordestinos endividados, diz o senador, associações de agricultores falam em 600 mil.

-Também não batem as informações passadas pela equipe econômica dizendo que o nível de inadimplência era pequeno e que portanto ficava difícil fazer acordos, pois isso seria um acinte para os que estão pagando em dia - acrescentou.

O parlamentar contestou também nota divulgada pela imprensa dizendo que havia criticado o presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith por má condução da instituição financeira.

Ao final de seu discurso, Suassuna informou sobre requerimento apresentado à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado em que solicita ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ao Banco do Brasil, ao Banco do Nordeste e ao Tesouro Nacional que suspendam as ações de execução das dívidas dos agricultores.

04/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan vai negociar com equipe econômica solução para dívidas dos agricultores do Nordeste

Renan Calheiros: renegociação de dívidas de agricultores nordestinos já é lei

Renan comemora renegociação das dívidas dos agricultores nordestinos

Senado aprova renegociação de dívidas de agricultores nordestinos

Rosalba defende perdão de dívidas de pequenos e médios agricultores nordestinos

Senadores pedem tratamento especial para dívidas de agricultores nordestinos