Suassuna defende celeridade na votação do Orçamento
O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) pediu no Plenário nesta quarta-feira (5) que os parlamentares votem o Orçamento da União de 2006. A votação está prevista para a próxima terça-feira (11).
- Nosso dever era o de ter votado o Orçamento no fim de novembro. Estamos caminhando para maio e não há conclusão da votação. Não é o orçamento dos sonhos de ninguém, faltam verbas para os governadores, mas precisa ser votado. Espero que a gente consiga fazer isso - disse.
O senador contou que freqüentemente é perguntado nas ruas sobre o Orçamento da União para 2006 e afirmou que a demora na deliberação "inquieta corações e mentes" de prefeitos e governadores em todo o país.
- O governo está paralisando-se e isso não é do interesse nem da oposição nem do governo, mas ambos se acusam mutuamente de impedir a votação do Orçamento - destacou o senador.
Suassuna lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu em discurso, na véspera, que os parlamentares realizem essa votação, mesmo que seja para votar contra. O senador destacou que se trata de uma engrenagem econômica que, se for paralisada, faz parar muitos setores da economia nacional.
- Deveríamos ter convocado o Congresso para votar esta semana, mas vários fatos atrapalharam, como a finalização de CPIs, prioridade para medidas provisórias que bloqueiam a pauta e assuntos internos da Câmara dos Deputados - enumerou.
O senador lamentou que no Senado e na Câmara a política tenha predominado no último ano e por isso os parlamentares não tenham cumprido as obrigações legislativas. Suassuna também criticou decisões judiciais que interromperam as obras de transposição do Rio São Francisco.
05/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
SUASSUNA: VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO VAI PROSSEGUIR
Suassuna defende orçamento impositivo, para que o Nordeste receba mais investimento
Arthur Virgílio defende adiamento de votação do Orçamento
Professores pedem celeridade para votação do Plano Nacional de Educação
Renan quer celeridade na votação da Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas
Renan quer dar celeridade à votação do marco regulatório do setor de saneamento