Suassuna defende orçamento impositivo, para que o Nordeste receba mais investimento



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) defendeu em discurso nesta segunda-feira (31) a adoção do orçamento impositivo, caminho para garantir que o Nordeste receba efetivamente todas as verbas que são previstas no projeto orçamentário federal. Ponderou que hoje os parlamentares nordestinos destinam emendas às sua região, mas nem sempre o dinheiro é liberado pelo governo federal.

- Admito que o orçamento impositivo possa ser implantado gradualmente, mas que seja implantado. O que não pode continuar é o faz-de-conta de hoje, em que o governo diz que vai cumprir o orçamento e a gente faz de conta que acredita - afirmou.

Suassuna lamentou que até agora o governo não tenha cumprido a promessa de recriar a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), órgão que, nas últimas décadas, financiou a infra-estrutura da região. O Banco do Nordeste, por sua vez, "está exaurido", acrescentou.

O senador disse que lutará pela instalação de "um pequeno pólo petroquímico na Paraíba", aproveitando que Pernambuco, estado vizinho, está recebendo uma refinaria de petróleo.

- Hoje, a Paraíba não tem um investimento de vulto - lastimou.

Suassuna manifestou esperança de que a região de Sousa (PB) apresente produção de petróleo, informando que a Agência Nacional de Petróleo irá licitar uma área no município para exploração, em novembro.

Para melhorar a situação do Nordeste, Ney Suassuna defendeu "uma política racional de planejamento do país e da região" que permita reduzir as diferençasentre o Sul-Sudeste e o Nordeste. Lembrou que a Constituição determina que as regiões mais pobres devem receber mais verbas, para reduzir as desigualdades entre os estados. No entanto, na prática "isso não tem funcionado nem para o Nordeste e nem para o Centro-Oeste".

31/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Benedito de Lira defende MP com recursos para creches e mais investimento em educação no Nordeste

Heloísa Helena defende orçamento mais transparente e impositivo

Relator da LDO defende orçamento impositivo para emendas

Antonio Carlos defende orçamento impositivo para 2005

ACM defende orçamento impositivo para recuperar autoridade do Congresso

Renan defende orçamento impositivo para as políticas públicas prioritárias