Suassuna defende programas de incentivo ao emprego para jovens
Ao discursar em Plenário, nesta segunda-feira (27), o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) chamou a atenção das autoridades governamentais, em âmbito federal, estadual e municipal,para a necessidade de se implementar mais programas de incentivo ao emprego para a população jovem.
Suassuna citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Suassuna mostrando que a taxa de desemprego entre brasileiros jovens é duas vezes maior do que a verificada entre adultos. A dificuldade de acesso dos jovens ao mercado de trabalho, disse o senador, vem sendo exacerbada por limitações do mercado e por exigências de escolaridade mais elevada.
- Nesse cenário, até mesmo a população empregada vive em permanente tensão, dada a necessidade de permanente atualização com os novos procedimentos e as novas tecnologias - disse.
Suassuna defendeu a utilização de mecanismos de incentivos a empresas contratantes de mão-de-obra jovem tais como a subvenção econômica e o reconhecimento da responsabilidade social. Ele sugeriu ainda o oferecimento pelas empresas de propostas de estágios regulares, a absorção de jovens por cooperativas, além do estímulo ao empreendedorismo e à efetiva formação profissional.
Referindo-se a pesquisa do PNAD/IBGE, o senador manifestou sua preocupação com o impacto do desemprego em regiões mais carentes como a
Região Nordeste, que concentra 49% dos jovens entre 16 e 24 anos desocupados ou precariamente ocupados.
- O levantamento constatou a existência, no meu estado da Paraíba, de cerca de 96 mil jovens em situação de grande penúria - ressaltou.
27/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan reivindica programas de primeiro emprego para jovens
Paulo Octávio propõe incentivo para contratação de jovens, facilitando acesso ao primeiro emprego
Secretário defende mais programas sociais para o combate à exploração sexual de jovens
Anuário sobre emprego, trabalho e renda revela que metade dos jovens entre 18 e 20 anos não consegue emprego formal
Suassuna solicita recursos para programas de emergência
LOBÃO QUER INCENTIVO PARA QUEM ESTIVER DENTRO DA LEI NOS PROGRAMAS HABITACIONAIS