Suassuna: faltam recursos mesmo com "imposto mais caro do mundo"



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) protestou contra a falta de recursos que prejudica o funcionamento das Forças Armadas, das universidades e da segurança pública, ao mesmo tempo em que se cobra no país "os impostos mais caros do mundo". Em discurso pronunciado nesta terça-feira (6), o parlamentar lamentou a dispensa, por motivos financeiros, de 44 mil jovens que prestavam o serviço militar; a falta de dinheiro, nas universidades, até para consertar encanamentos, e a descoberta de 114 telefones celulares na penitenciária de Bangu I, 45 dias depois de uma revista pormenorizada no presídio, na qual foram encontrados celulares e armas.

- O que mais me causa espanto é os bandidos encomendarem foguetes e granadas, por telefone, de dentro da prisão - afirmou o parlamentar.

O representante paraibano no Senado disse que os celulares nos presídios e a tecnologia disponível atualmente para os bandidos não são, porém, os principais sinais da sofisticação do crime no país. Segundo Suassuna, o que mais demonstra essa sofisticação são os crimes financeiros. Ele afirmou que bancos importantes fizeram operações mútuas de compra de dólar para forçar a alta da moeda americana, ganhando milhões.

- Quem são os ganhadores de sempre na supervalorização do dólar? - perguntou o senador, manifestando sua intenção de encaminhar um requerimento ao Banco Central solicitando informações sobre quais bancos mais tiveram lucros com a desvalorização do real.

Em aparte, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) lamentou que o governo, em vez de reduzir os impostos para os alimentos, beneficiando os 54 milhões de brasileiros que vivem abaixo do nível de pobreza, o fez para os automóveis, com vantagens apenas para a já beneficiada indústria automobilística. Em outro aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) alertou que várias operações de segurança foram interrompidas por falta de recursos. Por sua vez, o senador Geraldo Cândido (PT-RJ) lamentou os cortes de despesas previstas no orçamento, que acarretaram até dispensa de servidores.



06/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Proposta obriga governo a devolver imposto de renda pago a mais no mesmo ano da declaração

Faltam menos de quatro meses para o início da Copa do Mundo

Suassuna manifesta solidariedade aos prefeitos na luta por mais recursos

Valadares quer mais recursos para os municípios, mas sem aumento de imposto

Suassuna diz que maior homenagem do Congresso será garantir mais recursos para a FAB

Representante do governo diz que não faltam recursos para tecnologia da informação