Suassuna manifesta solidariedade aos prefeitos na luta por mais recursos



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) solidarizou-se nesta segunda-feira (15) com os prefeitos que se preparam para o encontro nacional que acontecerá esta semana em Brasília. O objetivo do encontro, informou o senador, é dar continuidade à luta dos municípios por mais recursos. Ele lembrou que os municípios recebiam, em 1988, 25% do total de impostos arrecadados, recebendo hoje apenas 15%.

Suassuna informou que no último fim de semana a Paraíba acolheu um encontro preparatório para o encontro nacional, acrescentando que "houve uma grande clamor por parte dos prefeitos" diante das dificuldades por que passam os municípios. O senador citou como exemplo o caso do município de Mulungu, que recebia R$ 125 mil por mês e que nos últimos meses tem recebido apenas R$ 25 mil.

O senador ainda disse que 60% das prefeituras na Região Nordeste estão com as respectivas folhas de apagamento atrasadas. Em alguns casos, o atraso chega a 13 meses, enquanto no Sul e Sudeste o atraso atinge 40% das prefeituras. Além disso, o Fundo Participação dos Municípios sofreu uma queda na arrecadação de 19%, neste mês, e as prefeituras receberam mais atribuições.

- É impossível continuar como está. As pessoas não vivem soltas no país. Elas vivem em cidades e precisam de serviços como coleta de lixo, água e esgoto - concluiu.



15/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner manifesta apoio à mobilização de prefeitos por mais recursos

Grazziotin manifesta solidariedade à luta dos atingidos por barragens

César Borges anuncia 'dia de luta' dos municípios por mais recursos

Suassuna: faltam recursos mesmo com "imposto mais caro do mundo"

Suassuna diz que maior homenagem do Congresso será garantir mais recursos para a FAB

Suplicy manifesta solidariedade a Greenhalgh