Suassuna pede atenção de senadores eleitos para a economia do NE
O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) fez um apelo aos novos senadores eleitos, especialmente os representantes dos estados do Nordeste, para que não descuidem de incentivar as potencialidades econômicas da região. Para a Paraíba, Suassuna cobrou investimentos nas atividades de mineração, pesca, petróleo e gás natural.
No caso da exploração do petróleo, o peemedebista queixou-se de novo adiamento do leilão que viabilizaria a pesquisa sobre o mineral na região de Sousa (PB). Segundo informou, a previsão é de que esse município do sertão paraibano possa produzir 15 mil barris por dia. Não obstante, observa que a exploração na costa da Paraíba e de outros estados nordestinos pode ser ainda mais promissora.
O parlamentar vê ainda a promessa de recriação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) - defendida pelos dois candidatos à Presidência da República - como prenúncio de retomada da indução ao crescimento industrial na região. Também chamou a atenção para a necessidade de estímulo ao desenvolvimento do turismo e à produção de biodiesel.
Em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) cogitou o adiamento do leilão sobre prospecção de petróleo em Sousa como reflexo da posição contrária do atual governo à política de privatização. Sobre a Sudene, acusou o Congresso de não ter sabido pressionar e defender o Nordeste ao aceitar proposta do governo de retirar a urgência de projeto de lei que recriava a autarquia.
26/10/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
SUASSUNA PEDE MAIOR ATENÇÃO PARA O SETOR DE TRANSPORTE
NEY SUASSUNA PEDE MAIS ATENÇÃO PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO
Ney Suassuna pede atenção para micro e pequenas empresas
Suassuna pede atenção e providências do governo para a agricultura nordestina
Suassuna pede mais atenção às micro e pequenas empresas
Garibaldi pede atenção dos senadores para a reforma política