Garibaldi pede atenção dos senadores para a reforma política
O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) pediu aos senadores atenção para a proposta de reforma política, em tramitação na Câmara dos Deputados. Para ele, é preciso entendimento sobre a questão, já que essa reforma não será aprovada sem o apoio de ambas as casas do Congresso Nacional.
O parlamentar citou reportagem publicada pelo Jornal do Brasil informando que a comissão especial criada na Câmara dos Deputados para o exame da reforma política deve aprovar ainda este ano o relatório do deputado Ronaldo Caiado. O presidente da comissão, deputado Alexandre Cardoso, acredita que o Plenário aprove a matéria até março de 2004, ao mais tardar.
Garibaldi informou que a reforma trata de -teses já conhecidas-, como o financiamento público de campanha, a elaboração de lista partidária (na qual cada partido determina previamente os deputados que serão eleitos, de acordo com o número de votos) e as possibilidades de coligações, entre outras.
Em aparte, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) mostrou-se contrário à lista partidária, que não considera um sistema democrático, e também ao financiamento público de campanha, que, para ele, somente -irá engordar os fundos partidários-. Garibaldi afirmou que as listas partidárias dariam um poder ainda maior às direções dos partidos. Acrescentou que o financiamento público de campanha necessitaria um controle bastante eficiente por parte da Justiça Eleitoral.
01/12/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valdir Raupp pede atenção para a reforma política em agosto
Garibaldi pede que senadores estudem com profundidade proposta da reforma eleitoral
Garibaldi pede mais atenção para Subcomissão dos Marcos Regulatórios
Suassuna pede atenção de senadores eleitos para a economia do NE
Tuma pede a Garibaldi mais atenção com área de educação
Garibaldi: para honrar memória de Tancredo, Brasil deve fazer reforma política