SUASSUNA PEDE PROVIDÊNCIAS CONTRA SECA NO NORDESTE



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB), ao cobrar providências do governo federal para as vítimas da seca no Nordeste, especialmente no estado da Paraíba, citou hoje (dia 11) o historiador francês Ernest Renan que, em conferência na Sorbonne há exatamente 116 anos, no dia 11 de março de 1882, definiu Nação como "resultado de um longo passado de esforços, de sacrifícios e de devotamentos".

Lembrou Suassuma que para o pensador francês "uma Nação é, portanto, uma grande solidariedade, constituída pelo sentimento dos sacrifícios daqueles que o fizeram e dos sacrifícios daqueles que ainda estão dispostos a fazê-los," movidos pela vontade de continuar a fazer grandes coisas em comum.

- A seca virou rotina e não sensibiliza mais, por isso citei Ernest Renan. Nós estamos desesperados e não sabemos a quem apelar mais. Não está existindo solidariedade para com o Nordeste - lamentou.

O senador informou que pediu audiência ao presidente da República, que, acredita, ocorrerá ainda esta semana, para apelar por socorro para as áreas atingidas pela seca que agora, em decorrência do fenômeno "El Niño", atinge atémesmo o brejo, característicamente úmido. Suassuna disse que está disposto a fazer um monumento de latas vazias na Praça dos Três Poderes, em Brasília, a fim de chamar a atenção das autoridades para o problema da seca, uma vez que, na sua avaliação, os discursos e as visitas aos ministérios não têm tido eco.

Segundo o senador, a seca está atingindo todas as regiões do estado da Paraíba - Curimataú, Cariri, Brejo e Sertão - e está faltando água não só para os animais mas também para a população. Segundo relatou, os caminhões-pipas estão distribuindo doenças porque a água que abastece as vítimas da seca está contaminada. Além disso, em conseqüência da seca, está havendo saques das populações carentes às feiras e escolas em busca de alimentos.

Ney Suassuna disse que embora a Sudene tenha sempre socorrido os estados vítimas da seca, falta dinheiro até mesmo para a aquisição de carros-pipas que abastecem os municípios vítimas da seca.

Em aparte, o senador Nabor Júnior (PMDB-AC) disse que a transposição das águas do São Francisco é, no seu entender, a solução para resolver o problema da seca no Nordeste, destacando que, apesar das terras fertéis, o Nordeste não produz por falta de água. O senador Jefferson Péres (PSDB-AM) também apoiou o projeto de transposição das águas do rio São Francisco para beneficiar o Nordeste.



11/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUASSUNA PEDE PROVIDÊNCIAS PARA COMBATER A SECA NO NORDESTE

Suassuna pede o apoio dos senadores na busca de soluções para a seca no Nordeste

ALCÂNTARA PEDE PROVIDÊNCIAS CONTRA A SECA

Vital do Rêgo pede mais providências do governo contra a seca no semiárido nordestino

SUASSUNA PEDE CONTINUAÇÃO DE AJUDA CONTRA A SECA

SUASSUNA PEDE MAIS AÇÃO CONTRA SECA NORDESTINA