Suassuna pede que o sistema de votação seja modificado



Ao questionar a ex-diretora do Prodasen Regina Borges na acareação promovida pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) pediu que o sistema de votação eletrônica do Plenário seja modificado para funcionar com maior segurança. Ele anunciou que encaminhará requerimento nesse sentido.

Suassuna quis saber se Regina Borges recebeu alguma ordem para, depois de violado o sistema, vedar o acesso ao programa para que essa devassa não se repetisse. Ele queria saber se, dali por diante, seria possível extrair uma lista de qualquer outra votação.

Regina esclareceu que, modificado o programa que permitiu a extração da lista de votantes, o sistema foi devolvido à sua posição anterior, como atestaram posteriormente os técnicos da Unicamp.

Regina Borges esclareceu que não existe nenhum sistema hermético, impossível de ser modificado. Também disse que o mesmo grupo que extraiu a lista na sessão que cassou o mandato do senador Luiz Estevão poderia voltar lá para alterar novamente o programa.

Diante desse atestado da fragilidade do sistema, Suassuna pediu que o Conselho de Ética solicite uma modificação capaz de dar mais segurança ao sigilo das votações processadas pelo painel eletrônico no plenário.

03/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia pede que a PEC 63 seja colocada em votação na CCJ

Mozarildo pede que plano de fronteiras seja colocado em votação

Heráclito Fortes pede que votação da distribuição dos 'royalties' não seja adiada

Ferraço pede ao Supremo que seu voto seja público, mesmo em votação secreta

Expedito pede votação de ajuda aos municípios para que pauta seja desobstruída

Suassuna pede agilidade na votação de acordos para compra de satélites