Suassuna: problemas da aviação civil estão prejudicando setor turístico



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) afirmou nesta segunda-feira (11), em Plenário, que especialistas já alertaram que a recente crise enfrentada pela aviação civil brasileira está prejudicando o setor turístico do país. O setor está prevendo diminuição do número de passageiros durante o verão de 2007, acrescentou ele.

VEJA MAIS

- Segundo a imprensa, a incerteza de uma solução à vista derrubou as vendas em 8% somente nos últimos 30 dias - informou.

Suassuna disse que o setor hoteleiro também está sendo afetado: de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), em todo o país cerca de 20% das reservas para as festas do fim do ano foram canceladas. O senador lembrou que o próprio presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, declarou que os sucessivos atrasos de vôos ameaçam afetar as estimativas da economia turística para o começo de 2007.

Embora o ministro da Defesa, Waldir Pires, tenha assegurado que os problemas não devem afetar as viagens durante as festas de fim de ano, disse Suassuna, o próprio ministro afirmou que a solução definitiva da crise só deverá acontecer em um ano e meio. Enquanto isto, o ministro propôs a criação de um sistema unificado de informação de horários de partidas e chegadas de vôos, acessível em todos os aeroportos brasileiros. Tal idéia foi discutida por representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Infraero, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo e das companhias aéreas, disse Suassuna.

- Trata-se de uma providência justificável e oportuna, a fim de amenizar os efeitos desastrosos de uma eventual operação tartaruga do controle de tráfego aéreo nacional - opinou o senador.

Suassuna disse também que o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, criticou a falta de recursos para o setor aéreo e observou que nos últimos anos a aviação cresceu 26%, enquanto a economia cresceu apenas 3%. O senador opinou ainda que as condições normais de trabalho dos controladores de vôo devem ser restauradas, atendendo às exigências previstas na legislação internacional do setor.



11/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Debate evidencia problemas na aviação civil brasileira

Moreira Mendes manifesta preocupação com problemas da aviação civil brasileira

Mozarildo quer investigação sobre aviação civil e agência reguladora para o setor

Ministro de Aviação Civil pede parceria público-privada para investimentos no setor aeroportuário

Subcomissão da Aviação Civil debate indústria da aviação experimental

Setor turístico comemora diminuição de encargos