SUASSUNA QUER AMPLIAR CONCESSÃO DE VISTOS DIPLOMÁTICOS



Representações comerciais de países com os quais o Brasil não mantêm relações diplomáticas poderão receber vistos diplomáticos do governo brasileiro. Essa é a proposta do senador Ney Suassuna (PMDB-PB) que aguarda votação, em caráter terminativo, nas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

O senador considera adequado conceder o visto diplomático, pois as representações comerciais estrangeiras abrigam autoridades diplomáticas e ocupantes de cargos em altos escalões e, por isso, merecem tratamento condizente com a autoridade e a relevância da função que exercem. Para ele, é preciso cobrar mais agressividade da diplomacia brasileira em matéria de comércio exterior.

- O Brasil teima em adotar a orientação política dos Estado Unidos e dos países europeus e deixa de manter relações mais densas e profundas com muitos mercados que nos seriam vantajosos - assinalou Suassuna.

De acordo com o projeto de lei, para que as representações comerciais tenham direito ao visto diplomático, é preciso haver a reciprocidade, ou seja, o país interessado deverá conceder o mesmo tipo de visto à representação comercial brasileira instalada em seu território. O projeto ainda determina as autoridades beneficiadas devem ter o status diplomático em seus países de origem.

13/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jereissati quer ampliar concessão do crédito rural

Jereissati quer ampliar concessão do crédito rural

Tourinho quer ampliar casos de concessão de nacionalidade originária

SUASSUNA QUER AMPLIAR PROGRAMA DE EMERGÊNCIA CONTRA A SECA

País aprova concessão de vistos especiais para haitianos

Embaixada e consulados dos EUA promovem mutirão para concessão de vistos