SUASSUNA QUER MEDIDAS CONTRA EFEITO DO EL NIÑO NO NORDESTE
O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) cobrou hoje (dia 22) dos poderes Executivo e Legislativo a implementação de medidas sugeridas pela Comissão Especial El Niño para diminuir o "terrível impacto causado por esse fenômeno climático na economia da região Nordeste". Segundo informou, o relatório final da comissão dedicou cinco páginas às ações preventivas e permanentes para o combate aos prejuízos causados pelas secas, em especial aquelas decorrentes daquele fenômeno.
- A seca não tem, na mídia, o efeito das inundações. É um drama silencioso, que se dá longe das câmaras. Mas seus estragos na economia regional são iguais ou maiores aos causados pelas inundações no sul - alertou.
Entre as medidas sugeridas pelo relatório, Suassuna mencionou a efetiva implantação do programa de desenvolvimento de recursos hídricos para o Nordeste semi-árido - o Proágua, que considera inadiável. Ele apoiou também a necessidade de ocupação dos cerrados nordestinos onde o ciclo estável de chuvas e a facilidade para mecanização fazem a região bater recordes de produtividade.
Ney Suassuna pediu a conclusão de obras inacabadas que visam à acumulação de água para consumo humano, dessedentação de animais e apoio para atividades produtivas na região. Para o senador, trata-se de medidas já listadas como prioritárias pela Sudene e "de elementar bom senso".
- Se já existem tais obras, por que não concluí-las de imediato, quando se sabe que os efeitos do El Niño, este ano, serão particularmente duros - questionou.
22/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
AMIN PROPÕE MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA O "EL NIÑO"
EMÍLIA QUER INFORMAÇÕES SOBRE DESTINO DOS RECURSOS CONTRA "EL NIÑO"
SUASSUNA PEDE PROVIDÊNCIAS CONTRA SECA NO NORDESTE
SUASSUNA ALERTA GOVERNO PARA EFEITOS DO " EL NIÑO"
SUASSUNA QUER SENSIBILIZAR IMPRENSA PARA O PROBLEMA DA SECA NO NORDESTE
SUASSUNA DESTACA MOBILIZAÇÃO NORDESTINA POR MEDIDAS CONTRA A SECA