SUASSUNA QUER SENSIBILIZAR IMPRENSA PARA O PROBLEMA DA SECA NO NORDESTE



Com o objetivo de sensibilizar a imprensa para o agravamento do problema da seca no Nordeste, o senador Ney Suassuna informou que esteve, na semana passada, acompanhado do presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba e de deputados estaduais, visitando os principais jornais e revistas do país. Na ocasião, a comitiva de parlamentares solicitou que os órgãos de comunicação enviassem equipes de reportagem à região, para comprovar a situação.
- A Paraíba bem a pior qualidade em termos de recursos hídricos da região. Estamos há três anos sem chuvas regulares e perdemos 70% da nossa agricultura e 76% da nossa pecuária. São um milhão de paraibanos vivendo em um campo de concentração sem cercas, sem condições sequer de deixar sua localidade, por não dispor de dinheiro para pagar a passagem - testemunhou Suassuna.
Repassando informação recebida do governador da Paraíba, José Maranhão, Suassuna revelou que a água disponível nos reservatórios que estão abastecendo as regiões do Cariri, Curimataú e redondezas está acabando. "E mesmo assim é uma água de péssima qualidade, parece caldo de cana, e serve mais para contagiar do que para matar a sede", lamentou o senador.
Na visita aos órgãos de comunicação, além de falar das dificuldades que a população nordestina enfrenta com a seca, Suassuna disse que ele e os parlamentares paraibanos defenderam a transposição das águas do Rio São Francisco como solução definitiva para o problema. Suassuna lembrou que o governo federal gasta R$ 1 bilhão anualmente em ações contra a seca, e que a obra da transposição custaria o dobro.
O senador pela Paraíba disse ter ficar espantado com o posicionamento de algumas bancadas no Congresso que têm se manifestado contra a transposição. Ele informou que o projeto, que beneficiaria a 16 milhões de pessoas, prevê a retirada de 70 dos 2.065 metros cúbicos de água por segundo da vazão do São Francisco.
Em aparte, o senador Osmar Dias manifestou-se favoravelmente à transposição do São Francisco e disse que a falta de informação é que tem colocado algumas pessoas contra a obra. Ele informou que a Comissão de Assuntos Sociais, presidida por ele, aprovou requerimento das senadoras Maria do Carmo Alves (PFL-SE) e Heloísa Helena (PT-AL) para que seja realizado um fórum de debates sobre o assunto. O senador Geraldo Cândido (PT-RJ) também defendeu a implantação de medidas urgentes para combater os efeitos da seca no Nordeste.

26/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Apartes destacam problema da seca no Nordeste

Ney Suassuna volta a alertar para a seca no Nordeste

SUASSUNA PEDE PROVIDÊNCIAS PARA COMBATER A SECA NO NORDESTE

Suassuna pede o apoio dos senadores na busca de soluções para a seca no Nordeste

QUINTANILHA QUER UNIÃO DE TODOS PARA RESOLVER PROBLEMA DA SECA

SUASSUNA PEDE PROVIDÊNCIAS CONTRA SECA NO NORDESTE