Suassuna quer minirreforma tributária ainda este ano



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) defendeu a aprovação de uma minirreforma tributária ainda em 2002. Para ele, esse é o melhor momento para se empreender uma mudança na tributação brasileira, como um primeiro passo para uma reforma total nos impostos em 2003.

Para o representante paraibano no Senado, o excesso de tributação estimula a sonegação. Assim, segundo ele, quem acaba pagando os tributos são os assalariados, cujo desconto é efetuado no pagamento. O parlamentar questionou também a tributação de alimentos de primeira necessidade.

- Em 95% dos países do mundo, isso não é cobrado, mas, lamentavelmente, no Brasil se cobra o imposto sobre alimentos, o que é uma injustiça - disse.

De todos os problemas na atual carga tributária brasileira, Suassuna destacou, como o pior deles, a incidência de impostos em cascata (impostos cobrados várias vezes na escala de produção).

- Quando o cidadão planta o algodão e vende, recebe em cheque, pagando o imposto. Quem faz o tecido, paga em cheque. Paga de novo o imposto. Quem compra o tecido para fazer roupa paga em cheque. Paga de novo o imposto. Quem compra o produto final paga em cheque e paga de novo o imposto. Quer dizer, é em cascata. É um imposto aplicado inúmeras vezes, o que cria uma dificuldade, o que cria uma penalização - exemplificou.

Para Suassuna - que este ano esteve licenciado do mandato para comandar o Ministério da Integração Nacional -, foi a falta de empenho do governo federal nos últimos anos que emperrou as mudanças no sistema tributário nacional.



14/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson não acredita em votação de minirreforma tributária este ano

Jefferson não acredita em votação de minirreforma tributária este ano

Roseana prevê aprovação da reforma tributária ainda este ano

Sarney quer votar reforma administrativa ainda este ano

Maciel quer novo Regimento Interno aprovado ainda este ano

SUASSUNA QUER APERFEIÇOAR REFORMA TRIBUTÁRIA E RESPONSABILIDADE FISCAL