Jefferson não acredita em votação de minirreforma tributária este ano



O senador Jefferson Péres (PDT-AM) disse em entrevista à Agência Senado que considera pouco provável que o Congresso Nacional vote, ainda este ano, a minirreforma tributária, em tramitação na Câmara dos Deputados. Para ele, os períodos pré-eleitoral e pós-eleitoral, além dos diversos interesses conflitantes que envolvem o tema (com o governo querendo arrecadar mais e os contribuintes querendo pagar menos, por exemplo), são os fatores que podem impedir a votação da matéria.

- Não considero impossível a votação, mas acho sua possibilidade bastante remota. Para que essa minirreforma aconteça seria necessário realizar um grande acordo de lideranças, de caráter interpartidário.

É preciso também levar em conta o fator pós-eleitoral, em que vários parlamentares não reeleitos começam a arrumar suas gavetas e não se interessam mais pelo trabalho legislativo, avalia o senador.

No que se refere à crise cambial vivida atualmente pelo país, causada pela escassez de dólares, Jefferson destaca que ela deverá ser combatida não somente através de medidas tomadas pelo Banco Central, mas também pela restauração da confiança da comunidade financeira e da sociedade no próximo governo eleito.

- Creio, ainda, que o encontro do presidente Fernando Henrique Cardoso com os candidatos à Presidência poderá surtir bons efeitos, pois das conversas devem surgir garantias, por parte dos presidenciáveis, de que não haverá nenhuma medida irresponsável na área econômica do próximo governo. Esse encontro poderá contribuir, em muito, para conter a crise - enfatizou Jefferson Peres.

Reforma do Judiciário

O senador afirmou ainda que considera difícil que o Senado consiga prosseguir com a votação da reforma do Judiciário ainda este ano. Ele atribui a dificuldade também ao período eleitoral. A proposta de emenda constitucional da reforma, que tramitou por mais de dez anos na Câmara e há três se encontra no Senado, já foi discutida em primeiro turno pelo Plenário e agora voltou à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para apreciação de 134 emendas recebidas em Plenário.



16/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson não acredita em votação de minirreforma tributária este ano

Suassuna quer minirreforma tributária ainda este ano

Jefferson Péres não acredita na aprovação da reforma tributária

Minirreforma tributária sai por MP, diz Jucá

PT e PSDB discutem minirreforma tributária

Emilia Fernandes apóia minirreforma tributária