Suassuna reivindica nova legislação financeira



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) propôs nesta quarta-feira (8) a criação de uma subcomissão, no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), para estudar nova legislação financeira de controle sobre a saída de capitais do país e regras mais rígidas de funcionamento dos bancos. "Não sou contrário à existência dos bancos, mas se compararmos sua rentabilidade no Brasil com os balanços dessas instituições no exterior, vamos constatar que, aqui, seus lucros são astronômicos", observou.

Suassuna também condenou a onda de boatos que bancos e corretoras estrangeiras lançam no mercado internacional sobre a situação brasileira, produzindo efeito danoso na cotação do dólar e dos títulos, bem como no volume de negócios da Bolsa de Valores. Para ele, é assim que as instituições financeiras ganham muito dinheiro, vendendo na alta dos papéis e recomprando-os quando eles caem de preço, em função da boataria.

Segundo o senador pela Paraíba, o Brasil é um país muito vulnerável a essas movimentações do mercado financeiro, por causa do montante de suas dívidas interna e externa. "É preciso repensar toda a situação financeira do país, em especial as relações governo/bancos. É inaceitável, por exemplo, que os impostos pagos por contribuintes nos bancos levem semanas, e até meses, para entrar no caixa do governo. Nos Estados Unidos, o cidadão paga seus impostos diretamente no caixa do Tesouro", disse.

Em aparte, o senador Francisco Escórcio (PMDB-MA) lembrou que, no Brasil, somente os bancos não quebram. "O país está em calmaria, não cresce nem tem empregos, mas os lucros dos bancos nunca foram tão grandes. A única diferença entre a Argentina e o Brasil é que nós ainda temos crédito junto ao FMI", disse. Já o senador Lindberg Cury (PFL-DF) afirmou que o primeiro passo para melhorar a situação das finanças do país é aprovar uma reforma tributária. "Sei que isso é difícil num ano eleitoral, mas se votarmos pelo menos uma simplificação de impostos e contribuições, este fato já terá um efeito benéfico na economia", observou.



08/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


REQUIÃO REIVINDICA LEGISLAÇÃO GARANTINDO DIREITO DE RESPOSTA RÁPIDA

SUASSUNA REIVINDICA MANUTENÇÃO DAS FRENTES DE TRABALHO

Suassuna reivindica pagamento a tropas em Timor Leste

SUASSUNA REIVINDICA POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO PARA O PAÍS

SUASSUNA DIZ QUE FUNDO DO ENSINO AGRAVA CRISE FINANCEIRA DOS ESTADOS

Suassuna pede estabilidade na legislação para que o país possa crescer