SUASSUNA: "UMA INESGOTÁVEL FONTE DE INFORMAÇÕES SOBRE A VIDA BRASILEIRA"



Ao homenagear os 170 anos do Jornal do Commercio comemorados amanhã (dia 1°), o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) afirmou hoje (dia 30) que o periódico é uma fonte inesgotável de informações sobre a vida brasileira à disposiçãode pesquisadores e historiadores interessados em conhecer o passado do país. Para o senador, a defesa da liberdade, a manutenção da democracia e a preservação dos interesses da nação são princípios básicos seguidos pela empresa.

Fundado em 1827 pelo editor e livreiro francês Pierre Plancher, o Jornal do Commercio é a mais antiga publicação com circulação diária ininterrupta na América Latina. Desde sua criação, relatou o senador, o jornal participou - ao lado da Aurora Fluminense, de Evaristo da Veiga - da divulgação e organização do movimento que levaria a abdicação de Pedro I, em 7 de abril de 1831.

Na opinião de Suassuna, a renovação editorial ocorrida no jornal nos últimos anos tornou-o o mais importante veículo do gênero no Rio de Janeiro. O senador lembrou ainda que, mais de uma vez, a Associação Brasileira dos Analistas de Mercado de Capitais conferiu o Troféu Imprensa à empresa.

Conforme o senador, suas principais coleções desse diário estão preservadas em cinco arquivos, no Rio de Janeiro. "A Associação Comercial do mantém uma coleção bem cuidada e uma vitrine com cadernos do jornal de até 150 anos atrás. As três outras coleções estão no Palácio Itamaraty, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e na sede do próprio Jornal", destacou.

30/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo elabora livro com informações estratégicas sobre defesa brasileira

Mutuários terão mais informações sobre empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida

SUASSUNA: BETINHO DEDICOU SUA VIDA PELO POVO

Biscaia: depoimentos deram vida às informações contidas na documentação

Suassuna quer resposta brasileira a protecionismo americano

Pesquisas sobre Internet terão nova fonte de financiamento