Sub-relatoria que investiga Executivo já tem primeira lista de nomes a serem investigados



A sub-relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Sanguessugas que trata do envolvimento do Poder Executivo com a "máfia das ambulâncias" já tem sua primeira lista de nomes a serem investigados. É o que informou nesta terça-feira (29) o deputado federal Júlio Redecker (PSDB-RS), responsável por essa sub-relatoria, após se reunir com técnicos da Controladoria Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas da União (TCU) e da própria CPI. O parlamentar, no entanto, manteve segredo sobre quem são os integrantes da lista.

Redecker declarou que talvez divulgue alguns desses nomes na semana que vem, quando a sub-relatoria poderá solicitar a quebra do sigilo bancário, fiscal e telefônico de alguns deles "para aprofundar as investigações". Ao ser indagado sobre o perfil dos citados na lista, ele afirmou que "há de tudo, de servidores públicos a empresários".

O parlamentar disse ainda que pretende ouvir Luiz Antonio Trevisan Vedoin e seu pai, Darcy Vedoin (ambos sócios da Planam, empresa apontada como a principal operadora desse esquema de corrupção), argumentando que eles "são a fonte de todas as informações e, inclusive, do sucesso da CPI até o momento".

- Luiz Vedoin tem muita coisa para contar; ele não contou tudo - ressaltou Redecker.

O sub-relator também anunciou que pretende apresentar, até o dia 30 de setembro, os resultados das investigações relativas ao envolvimento de prefeituras com a máfia das ambulâncias.

Avaliações distintas

O presidente da CPI dos Sanguessugas, deputado federal Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), disse que pretende se encontrar com o procurador-geral da República, Antonio Fernando Barros e Silva de Souza, para saber "quais foram os fundamentos dos inquéritos" instaurados pelo Supremo Tribunal Federal contra os deputados federais Feu Rosa (PP-ES), Gilberto Nascimento (PMDB-SP) e Helenildo Ribeiro (PSDB-AL). Eles haviam sido inocentados pela comissão.

Biscaia criticou ainda o comportamento de Luiz Vedoin, que, após prestar depoimentos à Justiça e à CPI dos Sanguessugas, vem acusando outros parlamentares, além daqueles que ele próprio já tinha denunciado, de envolvimento com esse esquema de corrupção.

29/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Os temas a serem investigados pela CPI da Corrupção

CPI divulga nomes de 27 parlamentares que serão investigados pelo Supremo

CPI divulga lista de 57 parlamentares investigados

Arthur Virgílio sugere nomes para relatoria da CPI dos Sanguessugas

CPI cria sub-relatoria para investigar Executivo

Mais dois parlamentares são incluídos na lista de investigados pela CPI