Sub-relatoria vai avaliar documentos e definir próximas atividades
Em reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Sanguessugas nesta terça-feira (15), o sub-relator de Investigação da Participação do Poder Executivo na Máfia das Ambulâncias, deputado Júlio Redecker (PSDB-RS), anunciou que a reunião de trabalho que realizará na tarde desta terça tem como objetivo avaliar os documentos produzidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela assessoria técnica do Congresso sobre os chamados sanguessugas.
Redecker anunciou também que pretende viajar para Cuiabá (MT) na próxima semana para ouvir representantes da Justiça e do Ministério Público daquele estado e, novamente, os empresários José Darci Vedoin e seu filho Luiz Antônio Trevisan Vedoin, sobre o uso irregular de recursos do Orçamento da União para a compra de equipamentos destinados a municípios com preços superfaturados. Os dois são proprietários da Planam, empresa apontada como organizadora do esquema de fraudes
No início das investigações, achava-se que o crime envolvia somente a compra de ambulâncias pelo Ministério da Saúde. Hoje, a CPI Mista já sabe que a quadrilha atuava também em outros ministérios e que o esquema envolvia ainda recursos extra-orçamentários.
- Até agora, os dois só falaram sobre a questão dos parlamentares (que estariam envolvidos nas fraudes), mas preciso ouvi-los sobre temas do Poder Executivo - explicou Redecker.
O sub-relator disse ainda que vai solicitar auxílio dos tribunais de contas dos estados nos trabalhos que pretende desenvolver para apurar a ligação dos prefeitos com a "máfia das ambulâncias", por meio dos contratos assinados pelos municípios. Outra providência anunciada por Redecker é ouvir o atual ministro da Saúde, José Agenor da Silva, para esclarecer dúvidas existentes em relação aos contratos celebrados pelo órgão.
- Resumindo, precisamos saber quem, quando, como, onde e de que maneira esses contratos estabelecem responsabilidades - explicou o sub-relator.
Segundo Redecker, a partir da adoção dessas primeiras providências, será possível decidir os caminhos da sub-relatoria até o fim dos trabalhos da CPI Mista, em dezembro.
15/08/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi reunirá líderes para definir as próximas votações
Lando cria sub-relatoria para avaliar denúncias sobre dossiê
Subcomissão sobre gerenciamento de resíduos sólidos define próximas atividades
CAE vai avaliar causas de acidente no metrô de São Paulo antes de definir procedimentos para exame de PPPs
Estados poderão definir atividades de baixo impacto em APP
Próximas MPs a serem examinadas