Subcomissão avaliará situação das Forças Armadas



Os esforços para a modernização do Exército, da Marinha e da Aeronáutica passarão a ser regularmente acompanhados pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Com esse objetivo, foi criada nesta terça-feira (6) a Subcomissão Permanente para Modernização e Reaparelhamento das Forças Armadas Brasileiras, que terá como presidente o senador Romeu Tuma (PFL-SP) e como vice o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Ambos foram eleitos por unanimidade em rápida reunião presidida pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Para relator da subcomissão, foi indicado o senador Jefferson Péres (PDT-AM). Logo após a escolha, o novo presidente anunciou que a subcomissão analisará as dificuldades por que passam atualmente as Forças Armadas e os seus integrantes.

- Hoje a família militar brasileira trabalha por vocação e por patriotismo - observou Tuma, que aproveitou o momento para elogiar o astronauta brasileiro Marcos Pontes, recentemente transferido para a reserva. A seu ver, é preciso analisar as condições que levam um militar como Pontes a deixar a ativa.

Presente à reunião, o presidente da CRE, senador Roberto Saturnino (PT-RJ), disse ter sentido junto aos militares uma grande expectativa em relação aos trabalhos da nova subcomissão. Ele lembrou que as Forças Armadas passam por um momento "bastante difícil" e defendeu a realização de um trabalho de "recomposição de seu orçamento".

Vários projetos dos militares encontram-se parados há mais de uma década, lembrou o presidente da subcomissão. Por isso, ele anunciou que pretende realizar reuniões temáticas, para discutir necessidades específicas de cada Arma e aspossíveis soluções. Uma das primeiras questões a serem analisadas, previu, será a da necessidade de se garantir melhores condições para a mobilização de tropas.

- Nós temos de acompanhar de perto a situação da área militar. As Forças Armadas foram relegadas a segundo plano - avaliou Tuma.

Além do presidente, compõem a subcomissão, como membros titulares, os senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Pedro Simon (PMDB-RS), Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e Jefferson Péres .



06/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada criação de subcomissão para debater situação das Forças Armadas

CRE discute situação das Forças Armadas e crise na Crimeia

Papaléo lamenta situação precária das Forças Armadas

Subcomissão de Segurança quer Forças Armadas no combate ao tráfico

CRA avaliará em audiência situação de indígenas do Mato Grosso e de Rondônia

CRE debate reaparelhamento das Forças Armadas