Subcomissão de segurança pública será reativada
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deverá reativar a Subcomissão Permanente de Segurança Pública para debater projetos e temas relacionados à área. A sugestão, apresentada nesta quarta-feira (15) pelo senador César Borges (PR-BA), foi acatada pelo presidente da CCJ, senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
César Borges argumentou que a violência tem aumentado no país, enquanto a aplicação de recursos em segurança pública tem ficado abaixo do que é destinado ao setor. No caso da Bahia, explicou ele, não foram aplicados mais que 10% do total destinado ao estado em 2008 pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Ele observou ainda que a Câmara dos Deputados tem comissão específica para tratar do assunto.
- Segurança é direito do cidadão e dever do Estado, que está deixando a desejar - argumentou o senador.
A proposta teve o apoio do senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA). Ele afirmou que a comissão a ser instalada deverá aprovar projetos para coibir a violência. Na Bahia, argumentou, tem aumentado muito a ocorrência de casos de violência.
Demóstenes lembrou ter sido o relator durante o funcionamento anterior da subcomissão e disse que o colegiado aprovou matérias importantes, ligadas direta ou indiretamente ao combate à violência, como a oferta de escola em tempo integral e o orçamento impositivo.
Na mesma reunião, a CCJ também aprovou requerimento de Demóstenes Torres para realização de audiência pública com o objetivo de debater o tema "Escola pública de qualidade a curto prazo".
14/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Subcomissão de Segurança Pública será instalada nesta quinta
Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa será reativada
Subcomissão de Segurança discute crise de segurança pública no RJ
CCJ reativa Subcomissão de Segurança Pública
Criada Subcomissão de Segurança Pública
Instalada no Senado Subcomissão de Segurança Pública