Criada Subcomissão de Segurança Pública



Em decisão unânime e por iniciativa dos senadores Ney Suassuna (PMDB-PB) e Tasso Jereissati (PSDB-CE), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, na reunião desta quarta-feira (19), a criação de uma Subcomissão Permanente de Segurança Pública. O novo órgão, que funcionará no âmbito da CCJ, será composto por sete membros titulares e sete suplentes e se destina a acompanhar, sistematicamente, os assuntos relacionados com a segurança pública e o combate à violência no país.

A intenção de Suassuna e Jereissati, explicitada nos requerimentos, é que a nova subcomissão possa estudar, de forma constante e prioritária, todas as matérias que tratam de segurança em tramitação no Senado. O grupo também poderá apresentar proposições, a exemplo do que foi feito por comissão semelhante, mas de caráter misto - formada por deputados e senadores - que funcionou ano passado no Congresso e que apresentou diversos projetos de combate à criminalidade. O senador Marcelo Crivella (PL-RJ) manifestou seu apoio à decisão da CCJ, afirmando que seu estado, o Rio de Janeiro, -já não agüenta mais o problema do crime organizado-.

Agilidade

O presidente da CCJ, senador Edison Lobão (PFL-MA) consultou os senadores sobre a possibilidade de a comissão organizar pautas diferenciadas de votação: algumas destinadas à apreciação de matérias consideradas polêmicas e outras formadas por proposições de maior consenso. Segundo Lobão, essa sistemática foi adotada em 1997 pela comissão mas hoje já não é mais praticada, o que, a seu ver, tem causado lentidão dos trabalhos da CCJ.

Diversos senadores manifestaram-se sobre o assunto sugerindo outros procedimentos de agilização dos trabalhos, como a criação de uma comissão informal responsável pela seleção das matérias, mas recomendaram, ao final, que o próprio presidente da comissão decida sobre o formato mais adequado para o andamento das reuniões da CCJ.



19/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Subcomissão de Segurança discute crise de segurança pública no RJ

CCJ reativa Subcomissão de Segurança Pública

Instalada no Senado Subcomissão de Segurança Pública

Subcomissão de segurança pública será reativada

Subcomissão de Segurança Pública define relatores setoriais

Subcomissão de Segurança Pública define plano de trabalho