Subcomissão debate regulamentação dos 'free shops' em cidades gêmeas




Free shop em Riviera, no Uruguai, na fronteira com o município gaúcho de Chuí

A regulamentação da lei que autoriza a instalação de lojas francas (free shops) em municípios fronteiriços será tema de audiência pública na quarta-feira (12). O debate, requerido pela senadora Ana Amélia (PP-RS), será feito na Subcomissão Permanente de Assuntos Municipais, que funciona no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Sancionada em 2012, a Lei 12.723/2012 permite a instalação das lojas francas em municípios que fazem fronteira com cidades estrangeiras. A lei resolveu uma questão enfrentada pelas chamadas cidades gêmeas, aquelas que ficam em fronteira seca. Muitas vezes, a população, turistas e empresários preferem a cidade do país vizinho para negócios, compras e diversão.

O motivo da audiência, segundo a assessoria da senadora, é a falta de regulamentação do tema pela Receita Federal. Depois que a lei foi sancionada, em outubro de 2012, a previsão era de que o regulamento estivesse pronto até o final de 2013, o que não aconteceu. Enquanto isso, pelo menos 29 cidades que poderiam ser beneficiadas aguardam uma definição, segundo o Ministério da Integração Nacional.

Foram convidados para a audiência o subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal do Brasil, Ernani Argolo Checcucci Filho; o deputado estadual Frederico Antunes (PP-RS), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Regulamentação da Lei dos Free Shops; o deputado federal Marco Maia (PT-RS), autor do projeto que deu origem à Lei 12.723/2012; o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski; e um representante do Ministério da Fazenda.

A audiência está marcada para as 14h30, na sala 19 da ala Alexandre Costa.



10/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Começa debate sobre regulamentação dos free shops em cidades gêmeas

Senadores cobram urgência na regulamentação de free shops em 'cidades-gêmeas'

Ana Amélia diz que 'free shop' em cidades-gêmeas pode ser regulamentado este ano

Cidades de fronteira poderão ter free shops

Sancionada lei que autoriza free shops em cidades de fronteira

Ana Amélia pede aprovação de ‘free shops’ em cidades da fronteira