SUBCOMISSÃO DO JUDICIÁRIO OUVIRÁ MARTUS E PARLAMENTARES



O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Martus Tavares, deporá nesta terça-feira (dia 29) à Subcomissão do Judiciário sobre a liberação de recursos para a construção do prédio superfaturado do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP). Na quarta-feira, será a vez de um ex-deputado, Hélio Rosas, e três parlamentares - o senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) e os deputados João Coser (PT-ES) e Ieda Crusius (PSDB-RS) - prestarem depoimento.
O requerimento de convocação de Martus Tavares foi apresentado pelo deputado Djalma Paes (PSDB-PE) à Comissão Representativa do Congresso Nacional em julho, durante o período de recesso legislativo, logo após a publicação de notícias sobre a liberação de verbas da reserva de contingência do governo para a obra do fórum trabalhista de São Paulo. Assim como os demais requerimentos apresentados à Comissão Representativa, o pedido de convocação do ministro foi repassado à subcomissão.
O deputado observa, na justificação de seu requerimento, que, apesar das irregularidades registradas durante a construção, a obra do fórum trabalhista recebeu desde 1995 recursos sob a forma de créditos suplementares remanejados de dotações contingenciadas. A reserva de contingência, pondera Paes, destina-se a cobrir, durante o exercício, eventuais insuficiências de recursos para obras previstas no Orçamento da União.
O requerimento de convite ao deputado João Coser foi apresentado, também em julho, pelo líder do governo no Congresso Nacional, Artur Virgílio Neto (PSDB-AM). O líder pede explicações sobre a apresentação por Coser, que então era relator setorial ao Orçamento da União, de uma emenda que destinava R$ 18 milhões à construção do fórum.
Os senadores Heloísa Helena (PT-AL) e Lauro Campos (PT-DF) estão entre os signatários dos requerimentos que solicitam explicações do senador Carlos Bezerra, ex-presidente da Comissão Mista de Orçamento, e da deputada Yeda Crusius, que presidiu comissão especial destinada a avaliar relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre obras consideradas irregulares.
O ex-deputado Hélio Rosas foi convidado a comparecer à subcomissão após a aprovação por esta de requerimentos apresentados em julho pelos deputados Walter Pinheiro (PT-BA) e Sérgio Miranda (PcdoB-MG), que pretendem obter informações sobre destaque de Rosas que acrescentou R$ 8 milhões à dotação orçamentária do fórum trabalhista de São Paulo.

25/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUBCOMISSÃO DO JUDICIÁRIO APRECIA CONVOCAÇÃO DE MARTUS TAVARES

SUBCOMISSÃO DO JUDICIÁRIO OUVE NESTA TERÇA MARTUS TAVARES

SUBCOMISSÃO DO JUDICIÁRIO OUVIRÁ SETE PESSOAS NA TERÇA-FEIRA

SUBCOMISSÃO DO JUDICIÁRIO OUVIRÁ BANCO CENTRAL SOBRE RASTREAMENTO DE CONTAS

SUBCOMISSÃO DO JUDICIÁRIO OUVIRÁ BANCO CENTRAL SOBRE RASTREAMENTO DE CONTAS

SUBCOMISSÃO DO JUDICIÁRIO OUVIRÁ BANCO CENTRAL SOBRE RASTREAMENTO DE CONTAS