Subcomissão vai elaborar marco legal para as ‘terras raras’
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou, nesta quarta-feira (23), requerimento do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) para a criação de uma subcomissão, a ser composta por cinco membros titulares e cinco suplentes, para a elaboração do projeto de um novo marco legal para a exploração das chamadas terras raras no Brasil.
Ao defender a sua proposta, o senador considerou as terras raras “fundamentais para o novo ciclo de produtos industriais” do mundo contemporâneo. Elas são indispensáveis, como recordou, para a produção de ímãs permanentes, que serão usados de secadores de cabelo a equipamentos de ressonância magnética e tomografia computadorizada.
- É fundamental que estabeleçamos um marco regulatório de mineração e exploração de terras raras, a fim de que possamos estar presentes nesse processo tecnológico de alta complexidade, desde a mineração e seleção até a produção de materiais como os ímãs permanentes – disse Luiz Henrique, que recebeu o apoio dos senadores Aníbal Diniz (PT-AC), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Eduardo Lopes (PRB-RJ).
23/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marco legal para exploração de terras raras será analisado em subcomissão
Mineradoras manifestam preocupação com marco regulatório para terras raras
Subcomissão vai propor medidas para estimular exploração de terras-raras
Marco regulatório para terras raras é analisado por representantes do setor empresarial
Subcomissão do Senado define datas para discutir exploração de terras-raras
CCT aprova relatório final da Subcomissão de Terras-Raras