Sudene precisa ter mais força política, diz Wellington Dias



Durante audiência com o diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Guilherme Maia Rebouças, o presidente da Subcomissão Permanente do Desenvolvimento do Nordeste, senador Wellington Dias (PT-PI), disse que o órgão precisa ter "mais força política" para colocar seus planos em prática. Segundo o parlamentar, não adianta "apenas planejar".

VEJA MAIS

- Tem que ter força política para coordenar. Não pode ser um departamento do Ministério da Integração. Ou é um órgão vinculado à Presidência da República com status de ministério para poder dialogar com cada ministro, ou é preferível fechar - criticou o senador.

Ele também pediu que as propostas da Sudene contidas no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), em processo de elaboração pelo órgão, definam ações concretas e sejam encaminhadas para a subcomissão.

- O plano que eu quero ver tem que dizer isso: tem que saber exatamente o que é e onde é. Se a gente não tiver a clareza do que precisamos para cada área, não sai.- afirmou Wellington Dias.

Ao responder ao senador, Guilherme Maia Rebouças disse que a inclusão de projetos no plano esbarrou na resistência dos ministérios.

- A recepção na Esplanada dos Ministérios foi a pior possível. A reação foi: 'Lá vem o Nordeste de novo pedindo mais projetos, mais isso e mais aquilo' - disse.

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE), também assinalou que o órgão precisa de ações concretas para superar as desigualdades regionais.

- Não dá pra ficar apenas na teoria. É preciso ir efetivamente à pratica, ter uma planejamento forte mirando sobretudo em resultados - disse.

Para a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), a Sudene tem que deixar de ser "coadjuvante" e assumir o papel de coordenadora e planejadora do desenvolvimento do país.

- É preciso que a Sudene tenha um papel mais de ator principal dessa discussão do desenvolvimento nacional. Senão continuaremos [apenas] batendo palmas para a nova Sudene que surge, que estará brigando de forma titânica para convencer os organismos federais a fazer mínimas ações para o desenvolvimento do Nordeste - afirmou.

O senador José Pimentel (PT-CE) propôs à Sudene concluir o planejamento regional até o início do semestre para que possa ser incorporado ao Plano Plurianual(PPA) do governo.

Audiências nos estados

Wellington Dias informou durante a audiência que a subcomissão pretende realizar uma audiência pública em Alagoas no dia 23 de maio.

- Existe um sinal verde para organizamos no dia 23 de maio em Alagoas - disse.

Ele informou ainda que a proposta de realização de audiência é subsidiar as ações do Congresso Nacional e do Executivo para a Região Nordeste.



19/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wellington Dias: Nordeste precisa de investimentos principalmente em transporte, energia e saneamento

Wellington Dias defende política energética do governo

Wellington Dias comemora bons resultados da política econômica do governo

Wellington Dias quer reforma política para todas as gerações

Wellington Dias elogia manutenção da política de valorização do salário mínimo

Wellington Dias quer política integrada para tratamento de dependência química