Supermercados: promoção de alimentos
Alguns estabelecimentos costumam reduzir os preços de mercadorias que estão com o prazo de validade próximo do vencimento. Não é uma prática ilegal, mas o consumidor deve ficar atento ao vencimento e, assim, avaliar a quantidade a ser adquirida de acordo com o volume de consumo.
Ao levar para casa mais unidades pensando em estocá-las e aproveitando o bom preço, corre-se na verdade o risco de perder o produto e o dinheiro nele empregado.
As promoções devem informar a data de validade da oferta bem como a quantidade de produtos disponibilizados para aquela promoção e, se for o caso, o número de unidades por pessoa.
Boas ofertas terminam rapidamente. Caso esteja dentro do período promocional e não tenha sido divulgada previamente a quantidade reservada do produto, o comerciante é obrigado a oferecer outro equivalente em seu lugar.
Da Fundação Procon SP
(I.P.)
01/28/2008
Artigos Relacionados
Supermercados: fracionamento de alimentos
Supermercados: preços
Supermercados: o que observar
Supermercados: formas de pagamento
Vendas nos supermercados cresceram de 5,36% no ano passado
Vendas em supermercados crescem 4,71% em outubro