Suplente de Dutra toma posse e defende o diálogo



A professora Valdiolanda Teófilo (PT-SE) assumiu nesta sexta-feira (3) o cargo de senadora, ocupando a vaga aberta pela renúncia do senador José Eduardo Dutra (PT-SE). Antes de tomar posse perante o presidente do Senado, Ramez Tebet, ela concedeu entrevista à Agência Senado, na qual destacou a necessidade de diálogo para que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva possa ampliar sua base de apoio.

- A próxima bancada do PT vai contribuir da melhor maneira possível para que Lula acerte e tome as medidas necessárias. E o seu papel será de diplomacia. Será necessário trazer pessoas para o nosso projeto, já que não temos maioria. Precisamos ampliar, conciliar interesses, argumentar para convencer cada vez mais pessoas da necessidade das mudanças.

Sindicalista em Aracaju, Valdiolanda explicou que, no primeiro ano, a diferença entre o governo de Lula e o de Fernando Henrique Cardoso será notada na definição das prioridades de atuação e na forma como os projetos serão executados. O diálogo direto com a sociedade, disse, deve ser uma marca da administração do PT.

- A diferença não está no planejamento, mas na ação, até porque o orçamento não foi feito pelo novo governo. O que existe está posto. A questão é como vai ser feito. Seriedade, transparência e interlocução com a sociedade são fundamentais. Não há como se fazer esse amplo pacto sem o diálogo - avaliou.

Para a parlamentar, no novo governo não há espaço para radicalismos:

- Não viemos brincar de ser governo. Viemos para governar para o Brasil inteiro e não apenas para os privilegiados, para o PT ou para um segmento. Precisamos minimizar as diferenças regionais e sociais. Isso já ficou bem claro. Não vamos radicalizar e isso é muito importante. Para isso precisamos manter, por enquanto, a atual política econômica.

Desde a eleição de Dutra, em 1994, essa é a primeira vez que Valdiolanda assume o mandato que se encerra no próximo dia 31 de janeiro. Dirigente do PT em Sergipe, a senadora também é membro do Conselho Municipal de Educação de Aracaju, ocupando a vaga destinada a diretores de escolas.



03/01/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplente de Gerson Camata toma posse

TOMA POSSE SUPLENTE DE VILSON KLEINÜBING

Euclydes Mello, suplente de Collor, toma posse

Toma posse suplente de Maria do Carmo Alves

Fernando Ribeiro, segundo suplente de Jader, toma posse

Eduardo Lopes, suplente de Crivella, toma posse no Senado