Suplicy acredita que Chávez pacificará Venezuela



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez um apelo, nesta terça-feira (16), pela pacificação da Venezuela, num clima de união de todos os setores da sociedade. -Acredito que Hugo Chávez está determinado a ser não somente o presidente dos setores mais carentes da sociedade que o elegeram, mas também dos empresários, políticos e trabalhadores-, observou.

Para Suplicy, a iniciativa do presidente Fernando Henrique Cardoso de promover um diálogo com Hugo Chávez foi muito boa, pois reforça as teses da necessidade de garantir a democracia na América Latina, pacificando a região para que ela ganhe mais força política e econômica no mundo.

Suplicy considerou particularmente oportuna a menção de Fernando Henrique ao episódio de Aragarças, rebelião militar contra o governo de Juscelino Kubitschek em relação à qual ele teve a grandeza de anistiar os envolvidos para pacificar o Brasil.

A Venezuela precisa encontrar o caminho para uma verdadeira redemocratização, na opinião do senador, somente possível com o perdão para os envolvidos e um amplo diálogo entre todas as forças vivas da sociedade. -A julgar por suas declarações iniciais, esta deverá ser a estratégia a ser adotada pelo presidente Hugo Chávez-, observou Suplicy.



16/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Capiberibe destaca avanços da Venezuela com Hugo Chávez

Senadores aprovam adesão da Venezuela, mas fazem ressalvas a Chávez

Arthur Virgílio comemora derrota de Chávez em referendo na Venezuela

Opositor de Chávez será chamado a opinar sobre o ingresso da Venezuela no Mercosul

Visita de Chávez a Brasília servirá para reafirmar relações entre Venezuela e Brasil

Relator aponta envolvimento da Venezuela no retorno de Zelaya como exemplo de atuação de Chávez