Suplicy agradece jornalista que o chamou de "Quixote"



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) leu, nesta terça-feira (23), trecho de um artigo em sua homenagem publicado pelo jornalista Altamir Tojal na edição de maio do Jornal da Associação Brasileira de Imprensa. O texto é um elogio à proposta do senador de criação de um programa de renda básica de cidadania e um desagravo pela indiferença com que muitas vezes o tema é tratado no Brasil.

Segundo o autor de "A Cruzada do Quixote Suplicy", "a verdade é que a cruzada de Suplicy pelo programa de renda básica não é levada a sério nem mesmo por lideranças do PT e do governo. A imprensa, quando dá espaço ao tema, quase sempre endossa o tom de descrença e de ironia que a idéia evoca, talvez por ignorância ou porque ela ressoe generosidade, esperança e utopia. É disso mesmo que se trata. E ninguém parece a fim de dar trela a essas coisas tão fora de moda. E o senador Suplicy, embora bem robusto, fica com ares de Dom Quixote quando defende a proposta".

Para Suplicy, o apelido de Dom Quixote tem uma conotação positiva, já que, na imagem das civilizações, o personagem de Cervantes tornou-se uma pessoa capaz de lutar continuamente e alcançar coisas que parecem extremamente difíceis.

- Dom Quixote, em verdade, fazia batalhas extraordinárias, mas sempre vendo algo que era o imaginário. E, por essa razão, acabou se tornando um lutador por algo que era impossível de ser alcançado. Era como se fossem fantasmas que estavam à sua frente e que ele os via - analisou Suplicy. 

Homenagens

O senador registrou, ainda, a homenagem prestada pelo arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, à sua mãe, D. Filomena, que está completando 100 anos. Em exemplar de seu livro Da Esperança à Utopia - Testemunho de uma Vida, D. Paulo felicita D. Filomena.

Emocionado, o parlamentar falou de seu pai, Paulo Cochrane Suplicy, já falecido, responsável por significativos trabalhos sociais. O senador mencionou ainda o centenário de nascimento do também falecido arcebispo de Olinda e Recife Dom Helder Câmara, a ser comemorado no ano que vem, e a provável anistia ao pastor Fred Morris, companheiro de Dom Hélder no combate à desigualdade social, pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).

23/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy agradece prêmio Congresso em Foco

SUPLICY PEDE READMISSÃO DE JORNALISTA DA CBN

Eduardo Suplicy agradece investigação na PM sobre abusos em Pinheirinho

Heloísa Helena agradece a Suplicy pela defesa de sua posição

Suplicy homenageia o jornalista Sérgio de Souza

Suplicy diz que jornalista não telefonou para Arruda