Tião Viana alerta para gravidade da Hepatite Delta



O senador Tião Viana (PT-AC) ocupou a tribuna nesta sexta-feira (14) para aplaudir a decisão da Secretaria de Vigilância à Saúde que, nesta semana, passou a incluir a Hepatite Delta - ou Hepatite D - nas discussões das diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde. Ele considera que a decisão representa um passo decisivo para combater a doença, que atinge, basicamente, a Amazônia Ocidental.

Ao ler da tribuna o documento intitulado Carta de Salvador, de autoria do médico e especialista em hepatologia Raimundo Paraná - um alerta para a gravidade da doença que, notou, está em expansão -, Tião Viana afirmou que a Hepatite Delta, também conhecida por febre negra de Lábrea, é uma das doenças mais negligenciadas no mundo. O motivo, afirmou, é que tanto a Europa quanto os Estados Unidos deixaram de preocupar-se e de investir no combate à doença, por considerá-la sob controle.

Tião Viana, que é médico, informou, com base na carta do hepatologista, que as portarias sobre hepatite do Ministério da Saúde não possuíam um parágrafo sequer sobre a doença, considerada um caso único entre as viroses humanas, já que é um vírus parasita de outro. Quer dizer: o Delta só infecta pacientes já infectados pelo vírus da Hepatite B.

Ao tomar ainda como base afirmações do especialista contidas na Carta de Salvador, Tião Viana informou que as autoridades européias retomaram as suas preocupações com o vírus diante do fato de imigrantes da Turquia, da Rússia, da Romênia, da Bulgária e da Hungria estarem levando de volta a Hepatite D à Europa Ocidental. Com isso, explicou o senador, novos investimentos poderão ser canalizados para combater o vírus.



14/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana quer medicamentos gratuitos para hepatite

Tião Viana propõe que SUS forneça medicamentos para os portadores de hepatite B e C

Tião Viana parabeniza ministro da saúde por lançamento de protocolo para tratamento da hepatite B

Tião Viana estranha a criação de outra comissão no Ministério da Saúde para combater a hepatite

TIÃO VIANA ALERTA PARA IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

Tião Viana alerta para crescimento da dengue no país