Suplicy anuncia que outros ministros virão ao Senado defender CPMF



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) anunciou em discurso que ministros do governo virão ao Senado nos próximos dias para defender, em audiências nas comissões, a aprovação da proposta de emenda constitucional que prorroga a cobrança da CPMF em 0,38% até 2001. Os primeiros serão o ministro da Saúde, José Gomes Temporão,do Desenvolvimento Social e Combate à Fonte, Patrus Ananias, e do Trabalho, Luiz Marinho.

O senador voltou a defender a prorrogação da CPMF, ponderando que a contribuição banca não apenas gastos com saúde, mas também o Programa Bolsa-Família, que ajuda famílias pobres que mantêm na escola filhos de até 18 anos. Explicou que cerca de 25% da população brasileira são hoje beneficiados pelo Bolsa-Família - cerca de 45 milhões de pessoas.

Suplicy discordou de discurso feito no Plenário pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), o qual considerou a CPMF "um péssimo tributo". Para ele, não poder ser considerado desse jeito uma contribuição criada para destinar recursos à saúde pública, ao equilíbrio da Previdência Social e ao combate à fome.

Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) criticou a propaganda política que o Democratas tem apresentado na televisão, em que afirma que os senadores que votaram pela absolvição do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) também votariam para a continuidade da cobrança da CPMF. Paim sustentou que isso não verdade, lembrando que o próprio Suplicy, que anunciou voto pela cassação de Renan, agora defende a prorrogação da CPMF.

Já o senador Magno Malta (PR-ES) criticou a posição de alguns senadores oposicionistas que, no governo Fernando Henrique Cardoso, defenderam a CPMF e, agora, mudaram sua posição.

- Quando eles eram governo, a CPMF era boa. Agora, que estão na oposição, a contribuição presta? - questionou.



11/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy anuncia que ministros virão ao Senado para defender CPMF

Suplicy propõe convocação de ministros para falar sobre CPMF

MINISTROS DO TSE VIRÃO EXPLICAR FUNCIONAMENTO DA URNA ELETRÔNICA

"Defender a CPMF é defender o povo brasileiro", afirma João Pedro

"Defender a CPMF é defender o povo brasileiro", afirma João Pedro

CCJ recebe ministros e ex-ministros para debater prorrogação da CPMF e da DRU