Suplicy apoia novo modelo de negociação dos metalúrgicos da Volks



Uma maneira nova e afirmativa de fazer sindicalismo, foi como o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) qualificou o estilo do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, Luiz Marinho. Ele se referiu a recente viagem que Marinho fez à Alemanha, para negociar uma proposta com a direção da montadora Volkswagen, em torno da demissão de 4.200 operários daquela empresa, em São Paulo.

- O exemplo dos trabalhadores da Volks deveria inspirar o governo do presidente Fernando Henrique a dialogar com os professores grevistas e os funcionários do INSS para chegar a um resultado favorável - afirmou Suplicy.

O senador destacou o êxito do sindicalista, que obteve o apoio dos 16 mil associados para aprovar uma proposta na qual, em troca de cinco anos de garantia de emprego e da suspensão das demissões, foi aprovada uma redução salarial e da jornada de trabalho em 15%.

Suplicy disse que o episódio indica um momento de maturidade da classe trabalhadora. Iniciativas como essa, observou o senador, indicam que os governos deveriam levar em conta o fato de que, além dos políticos e das autoridades, é preciso ouvir também a voz dos trabalhadores no momento em que vão definir as políticas públicas para o país.

O senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) ressaltou a importância da solução encontrada pelos trabalhadores. Para ele, esse episódio será um exemplo apontando os novos caminhos que devem seguir os sindicalistas brasileiros. Saturnino disse que o desenvolvimento tecnológico contemporâneo imprimiu um novo ritmo à produção de bens, que se reflete no enfraquecimento da organização sindical.

Já os senadores Geraldo Cândido (PT-RJ) e Ademir Andrade (PSB-PA) criticaram as negociações realizadas por Marinho, porque, segundo eles, as demissões foram usadas como fator de pressão pelos patrões para conseguirem as concessões que os trabalhadores acabaram fazendo.

PRÊMIO

Eduardo Suplicy destacou a presença no Plenário do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que veio a Brasília para receber prêmio da Caixa Econômica Federal pelo projeto de gestão ambiental para o saneamento do Rio Contenduba. O senador também citou o Projeto Novo Rumo - Educando Através do Esporte em Feira de Santana (BA); Plano Diretor do Município de Caldas Novas (GO), e urbanização de favelas em Santo André (SP), entre outros que ganharam o prêmio concedido pela CEF.

22/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy apela por entendimento entre Volks e sindicato dos metalúrgicos

CAE quer ouvir Volks e sindicatos sobre demissões de metalúrgicos

Dieese: negociação salarial garantiu ganhos reais para 96% dos metalúrgicos em 2010

Walter Pinheiro apoia ação de governadores, mas defende votação urgente de novo modelo do FPE

SUPLICY REGISTRA ACORDO DA VOLKS COM SINDICATOS DO ABC E DE TAUBATÉ

Suplicy comemora os 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC