SUPLICY APONTA DESCASO DO GOVERNO COM O DESEMPREGO



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) registrou hoje (dia 5) o aumento da taxa de desemprego nas seis maiores regiões metropolitanas do país, que atingiu 7,25% da população economicamente ativa contra 4,84% em dezembro. "Preocupa-me a pouca sensibilidade do presidente Fernando Henrique Cardoso em relação à questão social", disse.

Suplicy citou declarações do presidente da República de que o que estava havendo no país era apenas uma sensação de desemprego, e de que as taxas verificadas no Brasil equivaleriam, em outros países, a um percentual considerado de pleno emprego.

- Será que o presidente não está informado de que o IBGE registrou a maior taxa de desemprego em 13 anos? E que em São Paulo chegou a 8,51%, a maior registrada desde 1983? - indagou.

Suplicy destacou que, muitas vezes, o IBGE, responsável por tal aferição, considera ocupadas pessoas que exercem atividades extremamente precárias, não regulares.

O senador aproveitou paradefender a adoção do programa de renda mínima, que poderia estar "ajudando o governo federal, o Brasil, a erradicar a pobreza, a melhorar a distribuição da renda e a tornar consistente o crescimento econômico", citou o apoio do PFL à idéia, explicitado em documento ainda não divulgado, e condenou a falta de empenho do governo em regulamentar o projeto:

- Compare-se a velocidade que o Poder Executivo tem para instituir a medida provisória que criou o Proer, salvando inúmeras instituições financeiras, com a velocidade com que o governo age para resolver os problemas do desemprego e erradicar a pobreza. Essa é a natureza de um governo que tem muito mais ouvidos para os poderosos.

Em aparte, o senador Edison Lobão (PFL-MA) defendeu o governo, citando o trabalho do Comunidade Solidária e afirmando que nenhum governo fez tanto pela reforma agrária como o de Fernando Henrique Cardoso.



05/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


PALMEIRA APONTA DESCASO DO GOVERNO COM O CIDADÃO

BENEDITA APONTA DESCASO DO GOVERNO COM SAÚDE NO BRASIL

Marisa Serrano aponta descaso do governo com setores essenciais

Mozarildo aponta descaso do governo federal com município de Pacaraima (RR)

Heráclito aponta descaso do governo Lula com crise aérea

Flexa Ribeiro aponta descaso do governo federal com a área energética