SUPLICY: BRASIL ESTÁ LONGE DO RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse hoje (dia 10), na sessão destinada a homenagear o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que, apesar dos avanços, o Brasil está muito distante do respeito a estes direitos. "Seria bom que a política econômica levasse em conta não só os investidores internacionais, mas também os cidadãos que estão desempregados ou aqueles que recebem baixa remuneração", afirmou.

Suplicy lembrou que o artigo 23 da Declaração estabelece que todos têm direito ao trabalho, à livre escolha do emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego. "O artigo diz ainda que todos os trabalhadores devem receber uma remuneração justa e favorável que lhes assegure e a sua família uma existência compatível com a dignidade humana", acrescentou.

O senador registrou um fato que considerou positivo em relação aos direitos humanos. Conforme informou, o prefeito de Betim, Jesus de Lima, que sofreu um atentado há alguns meses, está se recuperando muito bem da tentativa de assassinato. "O atentado não foi só contra a pessoa, mas contra um projeto político, democrático, transparente, honesto e de participação popular", frisou Suplicy, elogiando a Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais, que identificou o mandante e os pistoleiros do atentado.

Outro fato relativo ao tema destacado por Eduardo Suplicy foi a visita que o presidente da Câmara dos Deputados do Tibete no Exílio, Samdongh Rinpoche, fez hoje (dia 10) ao Congresso Nacional. "A relação dessa visita com o assunto é que, no Tibete, não estão sendo respeitados os direitos humanos universais, em virtude da invasão chinesa", salientou.

10/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Barroso diz que acredita na diversidade e no respeito aos direitos humanos

Respeito aos direitos humanos é condição para desenvolvimento, diz presidenta

Senado recebe apelo de movimentos por respeito aos direitos humanos

MAURO MIRANDA COBRA RESPEITO À DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

ABDIAS: FIM DO RACISMO NO BRASIL ESTÁ LONGE

Casildo Maldaner: Brasil está longe de aproveitar seu potencial turístico