Suplicy: Brasil vai definir exigências para integração do Mercosul à Alca
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou que o Brasil priorizará a discussão da autonomia industrial do país e a integração do Mercosul à Área de Livre Comércio das Américas (Alca) na Conferência de Puebla (México), em março próximo. O senador citou declarações dos embaixadores Luís Felipe Macedo Soares, subsecretário para assuntos da América do Sul do Ministério das Relações Exteriores, e Adhemar Bahadian, co-presidente do Processo Negociador da Alca, que fizeram explanações sobre a posição do Brasil em reunião realizada na quarta-feira (18) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), da qual é presidente.
Suplicy justificou a audiência com os embaixadores ressaltando que após a reunião de Puebla em janeiro do ano passado, o Senado deveria ser melhor informado da atual posição do Brasil quanto a restrições impostas pelos Estados Unidos ao setor agrícola brasileiro, visando definir, juntamente, com o Ministério das Relações Exteriores, a linha que adotará na conferência. O senador por São Paulo adiantou que os embaixadores estarão informando às Comissões de Relações Exteriores do Senado e da Câmara dos Deputados o andamento das negociações entre o Brasil e os Estados Unidos.
- Discutiremos principalmente o encontro de opiniões sobre as disparidades existentes entre os dois hemisférios - enfatizou o senador, acrescentando que essa é uma das condições básicas para a integração entre o Mercosul e o bloco econômico norte-americano.
19/02/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão do Mercosul participou de debates sobre integração econômica e a implantação da Alca
Suplicy propõe debate no Senado sobre a Alca e o Mercosul
Comissão do Mercosul decide sobre plebiscito para ingresso do Brasil na Alca
Comissão do Mercosul discute ingresso do Brasil na Alca
Comissão do Mercosul avalia entrada do Brasil na Alca
Comissão do Mercosul avalia entrada do Brasil na Alca